cabos

igus apresenta a próxima geração de cabos inteligentes

Conteúdo Publicitário

O módulo CF.Q verifica e avalia os dados transmitidos pelos cabos em tempo real e notifica, atempadamente, quando é necessária uma substituição.

A empresa igus desenvolveu ainda mais o seu cabo inteligente. A experiência de clientes da indústria automóvel e de máquinas-ferramentas constituiu uma fonte de informação importante para o desenvolvimento desta nova geração. O novo módulo CF.Q, em conjunto com a tecnologia isense, aproveita o potencial da digitalização e da ligação em rede para tornar a manutenção num processo mais simples, eficiente e económico.

No coração de cada cabo inteligente da igus está um sensor complexo denominado CF.Q. Com este módulo é possível testar as propriedades elétricas dos condutores de medição adicionais e compará-las, continuamente, com os valores empíricos existentes de um determinado cabo chainflex. Os danos causados pela curvatura ou cargas extremas podem ser detetados de forma fiável. Além disso é possível definir antecipadamente os valores de referência para cada cabo.

Se o módulo CF.Q estiver instalado, este informa o cliente através de uma notificação direta, sempre que os valores predefinidos dos parâmetros elétricos se alterem. Contudo, a “verdadeira” inteligência do cabo reside nos detalhes. Apenas a combinação de valores empíricos com medições, em tempo real, proporciona aos utilizadores previsõesde manutenção precisas para os seus cabos, especialmente em ambientes de produção dinâmicos. Isto é possível graças a uma aplicação da Indústria 4.0, denominada isense-online. Esta compara os valores registados do cabo, em tempo real, com os valores empíricos existentes numa base de dados e, se detetar flutuações, informa o operador da unidade da necessidade de manutenção. Isto ocorre antes de existir um dano ou se surgir o risco de paragem da produção da unidade.

Manutenção preditiva reduz o trabalho de manutenção

A nova geração de módulos CF.Q permite, agora, a sua instalação em quadros elétricos, graças aos perfis DIN de fixação proporcionando, assim, aos engenheiros eletrotécnicos uma flexibilidade adicional em termos de integração e manuseamento. Além disso, os módulos permitem o registo de dados, graças à ranhura para cartões SD. A saída dos valores medidos na interface de série é também integrada no sistema standard. Os clientes podem visualizar, de forma precisa e detalhada, o registo dos valores medidos com o sistema isense-online. Em qualquer caso, o utilizador tem acesso a uma grande variedade de canais de comunicação e opções de relatórios. As recomendações de manutenção ou falhas iminentes são apresentadas no ambiente de trabalho dos computadores pessoais, assim como em todos os dispositivos móveis, como tablets e smartphones.

No coração de cada cabo inteligente da igus está um sensor complexo denominado CF.Q.

Os cabos inteligentes da igus estão a impulsionar uma mudança de paradigma em termos de manutenção e assistência técnica, nas equipas de manutenção e gestores de produção, através da previsão exata. Graças à Indústria 4.0 e à integração ativa de tecnologias inteligentes, a manutenção do futuro está a tornar-se previsível e, desta forma, mais eficiente. Os sensores e a aplicação isenseonline podem ser utilizados em qualquer indústria. Com o dispositivo beta IS.CF.Q.03.01.0., disponível em stock, os clientes podem iniciar o seu próprio teste beta e preparar ainda melhor os seus processos de produção para a digitalização e as fábricas inteligentes.


igus®, Lda.
Tel.: +351 226 109 000 · Fax: +351 228 328 321
info@igus.pt · www.igus.pt
www.facebook.com/company/igus-portugal
www.linkedin.com/IgusPortugal

Download – Última edição

oelectricista72

    Selecione as sua(s) área(s) de interesse

    Utilize a tecla Ctrl para selecionar mais que uma opção

(Irá receber um email com o link de download.)