Gestão de edifícios impulsionada pelo poder da IoT e da cloud

Gestão de edifícios impulsionada pelo poder da IoT e da cloud

A Internet das Coisas (IoT) tem vindo a criar novas oportunidades em inúmeras vertentes, incluindo…

A Internet das Coisas (IoT) tem vindo a criar novas oportunidades em inúmeras vertentes, incluindo na gestão de instalações. Um caso exemplar é o das ferramentas para a gestão de edifícios de menores dimensões. Apesar de desde há muito existirem sistemas de gestão de edifícios (BMS – Building Management System) de grandes dimensões e instalações críticas, a tecnologia da IoT torna possível e rentável a aplicação de funcionalidades semelhantes com base na cloud a edifícios de pequena e média dimensão, proporcionando inúmeras oportunidades aos prestadores de serviços que executam a manutenção. Tudo começa pela melhoria da eficiência das equipas de manutenção dos edifícios, tornando mais fácil a monitorização e conclusão dos trabalhos de manutenção programados e a criação de relatórios.

Os edifícios de menores dimensões podem beneficiar da inteligência da IoT

Este tipo de ferramentas de gestão e manutenção baseadas na cloud são igualmente úteis para as equipas operacionais cuja função principal é a reparação dos vários ativos do edifício quando estes estão avariados, e colocá-los a funcionar o mais rapidamente possível. As ferramentas que combinam instrumentação da IoT com aplicações baseadas na cloud tornam possível aos prestadores de serviços resolver mais rapidamente os problemas, permitindo até alargar as suas ofertas de serviço de modo a incluir manutenção preventiva e acordos ao nível dos serviços (SLA’s).

As ferramentas emergentes – disponíveis na forma de uma simples app para smartphones – permitem aos prestadores de serviços receberem alertas instantâneos assim que surge um problema, bem como informações úteis sobre a possível causa. Os técnicos de serviço podem analisar o problema remotamente e decidir se necessitam de se dirigir ao local, atribuir a tarefa a um técnico de campo ou se o problema pode esperar até à visita da manutenção seguinte.

Fernando Ferreira
Ecobuilding Manager
Schneider Electric Portugal

Para ler o artigo completo faça o download gratuito da revista “o electricista” nº66. Verifique o seu email após o download. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt

      Selecione as sua(s) área(s) de interesse

      Utilize a tecla Ctrl para selecionar mais que uma opção

    Outros artigos relacionados

    Translate »