Mesmo em cenários onde a rede elétrica é bem estruturada e acessível, como Portugal, muitos são os fatores que podem levar a falhas no abastecimento de energia elétrica. Fenómenos meteorológicos, manutenções ou obras podem causar quebras da rede e fazer com que diversos processos e atividades cessem, ainda que temporariamente.
Se é verdade que estas falhas energéticas têm consequências graves para vários setores de atividade, como a agricultura, o retalho, a saúde, as telecomunicações, também o é em contexto doméstico, quer em casas, quer em edifícios residenciais.
A ausência de energia elétrica na sua casa pode significar o comprometimento do seu conforto, mas também da sua segurança, pelo que adquirir geradores para a sua residência pode ser a solução ideal.
Neste caso em que o que se pretende é a conservação da energia, em caso de falha da rede, e não uma fonte alternativa para fornecimento contínuo, os geradores de emergência ou standby são capazes de cumprir a tarefa eficazmente, pois tomam a carga normalmente suportada pela rede elétrica e mantêm o funcionamento dos equipamentos.
Grupel, S.A.
Tel.: +351 234 790 070
www.grupel.eu
Para ler o artigo completo faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link de download da revista “o electricista” nº75. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt
Outros artigos relacionados
- Artigo “fontes de energia e o futuro do planeta” da edição 73 da revista “o electricista”;
- Artigo “Projeto militar do ponto de vista da engenharia” da edição 68 da revista “o electricista”;
- Artigo “Qualidade de energia e perturbações da rede elétrica – 3.ª Parte” da edição 61 da revista “o electricista”;
- Artigo “análises de rede: um caminho para a recuperação da receita das empresas elétricas” da edição 54 da revista “o electricista”;
- Dossier “Manutenção de instalações elétricas e armazenamento de energia” da edição 59 da revista “o electricista”;
- Dossier “Gestão técnica de edifícios e eficiência energética” da edição 60 da revista “o electricista”;