A formação impacta o ser humano, empodera-o, na razão direta em que potencia o juízo crítico, a tomada de decisão consciente, o desenvolvimento e o crescimento, permitindo o aumento da confiança, o enfrentar de desafios com mais segurança, fatores determinantes no alcançar do sucesso.
Num mundo em permanente mudança e evolução, só a aposta na formação continua garante a aquisição de competências, que potenciam a autoconfiança, a autorregulação, a adaptação a novos desafios, a resiliência e a coragem e determinação, a par de outras competências diferenciadoras, tanto a nível técnico como emocional.
Está hoje amplamente estudado que a formação abre portas, alarga horizontes, permite-nos chegar mais longe, ultrapassar mais facilmente os obstáculos com que somos confrontados diariamente. Permite ao indivíduo superar-se, aproveitar as oportunidades que surgem nos seus diferentes contextos de vida, nomeadamente a nível profissional.
Num mercado profissional cada vez mais agressivo e competitivo, é a formação contínua que permite evoluir, desbravar novos caminhos, por forma a alcançar e sustentar o sucesso. Presentemente, com desenvolvimento das novas tecnologias e também da Inteligência Artificial, são os indivíduos mais diferenciados que mais facilmente se adaptam aos novos desafios tecnológicos.
Estudos vários têm vindo a demonstrar que são os indivíduos com mais formação que contribuem para a inovação e o progresso nas diferentes áreas, ajudando desta forma a impulsionar a sociedade como um todo. Este processo dinâmico que a formação comporta, tem um impacto significativo na qualidade de vida dos indivíduos, atendendo a que os benefícios financeiros aumentam, por força dos empregos mais qualificados, pois são os mais bem remunerados, melhorando assim a segurança financeira e a estabilidade de vida.
A partir do momento em que se dá no indivíduo o ‘insight’ da importância da formação, este auto alimenta-se, na medida em que é tão grande o impacto na sua autoestima, autoconfiança e autodeterminação, que ele não quer mais estagnar, pois percebe que a aposta na sua valorização o irá conduzir sempre pela estrada do reconhecimento e da segurança, que ruma ao sucesso.
Investir na formação é garantidamente uma aposta no futuro, pois é uma garantia para enfrentar as mudanças constantes do mercado de trabalho e da sociedade em geral, pelo que a formação é, indiscutivelmente, um dos pilares mais importantes para alcançar e sustentar a realização em qualquer área da vida.
Se inicialmente se considerou que a aposta na formação profissional tinha impacto apenas ao nível da carreira profissional, rapidamente foi assumido o seu impacto ao nível do crescimento e desenvolvimento pessoal, potenciando a confiança e a autoestima, abrindo todo um conjunto de novas oportunidades, só possíveis de alcançar com a aquisição de competências ao nível do pensamento crítico e da comunicação. É a este nível que podemos considerar o papel do desenvolvimento da inteligência emocional, na medida em que permite que o indivíduo tenha uma maior capacidade para identificar e reconhecer as suas emoções e as emoções do outro. A partir daí, o alcançar dos seus objetivos ganha um novo rumo, também eles na senda do sucesso, da realização.
A segurança, que o conhecimento comporta, permite ao indivíduo tornar-se vulnerável, ou seja, não temer o julgamento dos seus pares, e deste modo promover a sua capacidade de comunicação e intervenção, de juízo crítico e de resolução de problemas, competências vitais para a tomada de decisões eficazes. Esta segurança tem também impacto ao nível da comunicação, facilitando a colaboração, a cooperação e a liderança eficaz.
Em suma, podemos afirmar que, investir na formação é uma das estratégias mais eficazes para alcançar o sucesso sustentável e contribuir positivamente para uma sociedade mais rica e mais competitiva. A formação garante a empregabilidade e as oportunidades de carreira, mas também promove o crescimento e desenvolvimento pessoal e o bem-estar geral.
Cristina Botas
Diretora do CENFIM de Torres Vedras
CENFIM – Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica
Outros artigos relacionados
- Artigo “Importância dos fabricantes na formação” da edição 88 da revista “o electricista”;
- Artigo “Vantagem da formação em áreas técnicas” da edição 88 da revista “o electricista”;
- Artigo “Formação contínua: desenvolvimento basilar do profissional moderno” da edição 88 da revista “o electricista”;