Aliada a uma componente forte do saber ser, saber estar e saber fazer, cada um dos elementos promove uma acreditação na formação de indivíduos capazes de atuar de uma forma eficaz e ética, seja qual for o contexto social e/ou profissional.
A formação oferece a oportunidade de desenvolver competências técnicas e comportamentais e tem o poder de transformar a vida de cada um, ampliando horizontes e potenciando capacidades. Os cursos técnicos e teóricos permitem adquirir conhecimento especializado para a execução eficaz de tarefas e resolução de problemas, mas acima de tudo as formações são os meios para dar uma visão mais ampla do mundo, aumentando a autoestima e a autoconfiança de cada um, ferramentas tão valorizadas nos dias de hoje.
Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo e em constante mudança possuir qualificações adicionais permite uma adaptação mais rápida às novas tecnologias, métodos e práticas, diferenciando-se quando se posicionam ao nível do mercado. Profissionais bem formados são capazes de criar novas soluções, desenvolver tecnologias diferenciadoras e promover o progresso em diversos setores da economia.
Numa vertente social, educação e formação são ferramentas poderosas, pois oferecem oportunidades de melhoria das condições de vida e proporcionam acesso a melhores empregos, promovendo a igualdade de oportunidades. Além dos benefícios profissionais, a formação contribui significativamente para o crescimento pessoal, estimulando a curiosidade, o pensamento crítico e a criatividade, promovendo assim uma aprendizagem contínua e enriquecedora.
Existem diferentes tipos de formações: desde o ensino superior, passando pela formação profissional até à autodidata, todas se complementam entre si e são de grande valor acrescentado para a população.
Os cursos profissionais, focados em competências específicas com uma grande componente prática, são muito importantes, pois permitem ao operador ter uma relação mais estreita com o produto / marca o que permite um trabalho muito mais aprazível, seguro e profissional. Na Morgado & Ca dá-se relevo preferencialmente aos cursos profissionais de eletrónica, eletricidade, mecânica.
Ao nível da formação corporativa, esta é promovida por cada empresa e está intimamente ligada à estratégia de cada organização.
A formação proporciona, aos colaboradores, meios para melhorar as competências específicas e a promoção da cultura organizacional.
Contudo, é essencial que todos os programas de desenvolvimento pessoal e técnico sejam estruturados, delineados e alinhados com a visão de cada organização e de cada colaborador. Para tal, antes de dar início ao plano das ações de formação, é muito importante quantificar e qualificar os objetivos a que se destinam, de forma a selecionar os cursos e os treinos mais adequados a cada empresa.
Na Morgado & Ca, a formação corporativa é uma realidade bem enraizada. A prática de formações internas e externas, das nossas marcas, proporcionam dinâmica, liberdade e segurança por parte de todos os nossos colaboradores e parceiros.
Como exemplos disso temos o caso das formações das marcas Vimar/Elvox com os kits de videoporteiro, da Beghelli com a iluminação de emergência, da Tryco com a calha metálica galvanizada, da HT Italia com os equipamentos de medição, entre outras marcas que representamos que, além de oferecer uma maior facilidade no manuseamento do produto, proporciona a consolidação e aperfeiçoamento de toda uma tecnologia associada ao nível da domótica e da automação.
Assim, participar regularmente em cursos, workshops, palestras e seminários garante que as competências dos colaboradores e clientes estejam sempre atualizadas.
Na nossa opinião, quando a implementação do plano de formação é adequada à realidade da organização, esta torna a adaptação à mudança mais leve. O conhecimento de ferramentas e metodologias que facilitem a resolução de problemas complexos aumenta as competências analíticas essenciais para a colaboração, na tomada de decisões informadas e eficazes. Assim, a formação contínua possibilita que as pessoas e as empresas se mantenham focadas no progresso fundamental para uma competitividade saudável e sustentabilidade a longo prazo.

Saber ser, saber estar e saber fazer
Quando se fala de conhecimento, associa-se o mesmo à junção de informações, teorias, conceitos e dados que se adquirem ao longo da vida. No entanto, mais do que esta compilação é a colocação de todo esse conhecimento no terreno que importa, devendo por isso estar intimamente ligada a 3 grandes pilares: saber estar, saber ser e saber fazer.
O saber estar permite interagir adequadamente em diferentes contextos sociais e profissionais. Inclui competências de comunicação, empatia, trabalho em equipa e etiqueta social, fundamental para construir relacionamentos saudáveis e produtivos. Promove as relações Interpessoais, contribuindo para um ambiente de trabalho harmonioso e cooperativo, potencia competências de comunicação, que são essenciais para transmitir ideias e colaborar com os outros.
O saber ser envolve o desenvolvimento de valores, ética e autoconhecimento. É a capacidade de refletir sobre si mesmo, agir com integridade e desenvolver uma identidade pessoal sólida. Potencia comportamentos éticos e responsáveis, auxilia no desenvolvimento de uma identidade forte, na compreensão sobre si mesmo e contribui para a resiliência emocional e o bem-estar pessoal.
O saber fazer envolve a aplicação prática do conhecimento adquirido. É a capacidade de executar tarefas e resolver problemas de maneira eficiente. Este pilar é especialmente valorizado no mercado de trabalho, onde as competências práticas são essenciais para o bom desempenho profissional.
A verdadeira formação integral de um indivíduo só é alcançada quando os 4 pilares – conhecimento, saber estar, saber ser e saber fazer – são desenvolvidos em conjunto. Cada um destes elementos é complemento do outro, criando uma base sólida para o crescimento pessoal e profissional.
Morgado & Ca., S.A. – Material Eléctrico e Electrónico
Tel.: +351 229 770 600 · Fax: +351 229 770 699
geral@morgadocl.pt · www.morgadocl.pt