Importa esclarecer a importância de, antes de escolher a sua fonte, saber um pouco sobre as inúmeras opções que o mercado dispõe e as que melhor se adequam ao trabalho que vai realizar. Quer se trate de uma instalação nova ou a substituição de uma já existente, há que encontrar a fonte certa para a ligação que pretende fazer. A LEDUP tem uma vasta gama de fontes de 12 V e 24 V corrente contínua (DC – Direct Corrent) e é esta corrente que é utilizada para iluminar as fitas de LED de baixa voltagem. A corrente contínua – corre apenas numa direção – e com polaridade definida (positivo + e negativo -) não podendo ser alterada.
As fontes ULTRA LINEAR da LEDUP são a mais recente aposta da marca no que toca a fontes de alimentação. As suas principais vantagens são as suas dimensões, graças ao seu design ultrafino, em altura e largura, as fontes ULTRA LINEAR da LEDUP são a solução ideal em áreas com pouco espaço. Além disso, são fontes com isolamento duplo (Classe II), dispensando o uso de um condutor de proteção (PE) ligada à terra. Juntando a tudo isto, uma outra característica muito importante senão a mais importante, o isolamento do circuito primário (180 V-240 V) com o circuito secundário (12 V-24 V) garantindo que, em caso algum, haverá passagem de tensão de igual valor de um circuito para outro. Este isolamento é obrigatório em todas as instalações em que haja possibilidade de eletrocução por passagem acidental de tensão do circuito primário para secundário, como piscinas, lagos, zonas iluminadas de fácil acesso humano. Foram projetadas para instalações no interior já que têm IP20 como índice de proteção. As fontes ULTRA LINEAR da LEDUP estão disponíveis nas potências 100 W e 150 W e nas tensões 12 V e 24 V.
Os terminais de uma fonte de tensão não devem ser ligados entre si com um fio, ou seja, não se deve provocar um curto-circuito da fonte de alimentação. Como a resistência do fio é muito baixa, pode provocar a passagem de uma corrente elétrica elevada, danificando a fonte e queimando o fio. Geralmente os curto-circuitos provocam reações violentas devido à dissipação quase instantânea de energia, sendo uma das principais causas de incêndios em instalações elétricas mal conservadas ou com erros de dimensionamento. Por isso, na hora de escolher a fonte de alimentação tenha também em atenção o consumo máximo do LED e escolha a fonte com uma potência acima.
LEDUP
info@ledup.pt · www.ledup.pt
você pode gostar
-
Inspeção de grupos eletrogéneos: uma perspetiva com base na Legislação Portuguesa
-
EFAPEL amplia a sua biblioteca BIM
-
Vimar: evolução das fontes de alimentação USB
-
Do dimensionamento à manutenção – energia de confiança com a NORS
-
Série CSP-3000: fonte de alimentação de alta potência com saída em CC de alta tensão para aplicações LED