Mobilidade
Portugal necessita de uma conjunção muito mais robusta, clara e segura de mobilidade nos transportes públicos de forma a ter melhor:
- Qualidade;
- Regularidade nos horários;
- Cobertura do território;
- Conforto admissível com os requisitos do cidadão;
- Preços compatíveis com os rendimentos dos prováveis utilizadores.
Vou fazer uma descrição sucinta de veículos atualmente em circulação e uma breve abordagem ao seu funcionamento, suas vantagens e alguns inconvenientes que no fundo foi o objetivo que me levou a fazer o estudo, recolha e síntese das fontes de energia com recursos disponíveis para o seu abastecimento:
• Híbrido;
• Plug-in híbrido;
• Elétrico;
• Veículo a hidrogénio.
Veículo 48 V/Híbrido
Foi um dos primeiros veículos colocados no mercado. Tinha um custo demasiado para a maioria da nossa sociedade, sem interesse algum para o utilizador que ambicionava uma redução de gastos em combustíveis (diesel ou gasolina – fósseis) para futuro, reduzindo segundo informações, em 11% do consumo e moderada diminuição de emissões de CO2.
Considero que teve de aparecer para pagar a 1.ª fase dos estudos e pesquisas que foram feitas para se atingirem melhores objetivos. Dispõe de um motor de combustão diesel apoiado por um motor com sistema elétrico e por uma bateria de 48 Volt, que o assiste.
Este motor elétrico fornece um adicional de potência de 12 kW para melhoria das situações no:
• Arranque, sendo mais rápido e consumo muito menor;
• Menor gasto de combustível do motor de combustão;
• Limita até certo ponto, o esforço e desgaste dos componentes do motor de combustão.
Hilário Dias Nogueira
com o patrocínio de IXUS, Formação e Consultadoria, Lda
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