Revista o electricista

cuidados a ter com baterias de carros elétricos

fontes de energia e o futuro do planeta: III capítulo – 2.ª Parte (Baterias)

A mobilidade e sua sustentabilidade futura em energia

A mobilidade e sua sustentabilidade futura em energia

ALGUNS CUIDADOS A TER COM BATERIAS DE CARROS ELÉTRICOS
Notas importantes para:

  1. Escolher o veículo elétrico que melhor se adapte ao seu interesse
    • Porque são veículos com limitações, nomeadamente a nível de distância a percorrer.
    • Velocidades e tipo de terreno a utilizar.
    • Avaliar o estilo de condução que vai ser sujeito.
  2. Proteja o veículo de temperaturas extremas
    • As diferenças de temperatura conduzem a uma perda de consumo de energia acumulada nas baterias.
  3. Não carregar a bateria a 100%
    • A melhor forma de conservar a bateria é optar por não deixar descarregar a menos de 20% nem carregar a mais de 80%, evita a degradação dos componentes e reduz substancialmente o tempo de vida útil.
  4. Carregue a bateria à noite
    • O carregamento durante o dia, principalmente nos dias de calor sobreaquece-a e aumenta a sua degradação.
  5. Evitar os carregamentos rápidos a 100%
    • Não é proibitivo, mas sempre que possível deve evitar-se o carregamento rápido e frequente. Deixar esta possibilidade para uma emergência fortuita.
    • Não esquecer que algumas baterias podem atingir os 80% de carga em 20 minutos.
    • O uso frequente deste tipo de carregamento (100%) reduz cerca de 1% da capacidade da bateria por ano.
  6. Carregar a bateria sempre que possível
    • Por mais curta que a viagem seja o ideal é deixar o carro a carregar até aos 80% da capacidade. A bateria tem sempre uma pequena descarga quando não usada.

O carro elétrico

Os carros elétricos vieram para ficar durante muito tempo, mas a inovação será certa e a escolha vai ter de se adaptar, e, quem tem de pagar as investigações e tecnologias adotadas, nos entretantos, são os utilizadores.

Prevê-se não ser possível continuar a fabricar baterias para carros elétricos com iões de lítio devido à falta de minerais.

O problema da matéria prima não é o lítio, mas sim os outros minerais (níquel e cobre), que sem eles não é possível continuar a fabricar as baterias para os carros elétricos.

Será que pode ser esta a realidade do fim dos carros elétricos?

A verdadeira causa sobre a escassez deste tipo de minerais é manifestável pela grande procura e porque o setor mineiro não explorou o suficiente nos últimos anos tendo em vista o desenvolvimento industrial
destes minérios.

Essa situação provocou uma grande falta destes minerais no mercado que agora escasseiam para as atuais necessidades.

Já há investigações com outros materiais, como o potássio que existe com abundância no planeta e com custos muito mais reduzidos principalmente para a execução em packs de armazenamento que se destinam a serem utilizadas nos SEE.

Hilário Dias Nogueira
com o patrocínio de IXUS, Formação e Consultadoria, Lda.

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