fontes de energia e o futuro do planeta - 2ª parte

fontes de energia e o futuro do planeta: II capítulo – Parte 2

A procura constante de soluções alternativas para superar as condições cada vez mais exigentes da qualidade de vida das civilizações está a impor uma reorientação e extremo equilíbrio no sentido de se manter a continuidade da existência humana e todo ecossistema do nosso planeta.

As alterações climáticas e o futuro do planeta

A procura constante de soluções alternativas para superar as condições cada vez mais exigentes da qualidade de vida das civilizações está a impor uma reorientação e extremo equilíbrio no sentido de se manter a continuidade da existência humana e todo ecossistema do nosso planeta. Perante esta situação pretendo com este artigo fazer uma retrospetiva e abordagem que julgo necessária para relembrar o enfoque das fontes de energia e tecnologias convencionais e alternativas, da produção de energia no nosso país.

Sistema modular

Um dos conversores que exemplifica a maneira fácil de ligar painéis fotovoltaicos à rede elétrica é o de dois estágios.

Figura 12 do artigo fontes de energia e o futuro do planeta
Figura 12

Esta disposição de painéis não permite o máximo de aproveitamento de energia no caso de o conjunto de painéis não serem idênticos ou que não trabalhem em iguais condições, o que é normal acontecer.

Conjunto

O sistema que se mostra na Figura 13 é mais económico quanto processo construtivo e de menores perdas de energia por ter um único conversor CC/CA e poder ser alimentado por uma grande quantidade de módulos CC/CC permitindo um aproveitamento da energia gerada por cada combinação de painéis, uma vez que utiliza sistema monofásico dedicado que tem um desempenho muito melhor do conjunto.

Figura 13
Figura 13

Fez-se uma breve e aligeirada introdução de alguns conversores eletrónicos empregados em sistemas fotovoltaicos ligados à rede, mas existem várias estruturas que podem ser analisadas e estudadas tendo em conta os padrões e normas internacionais sobre os requisitos para a ligação dos sistemas solares fotovoltaicos à rede elétrica.

Hilário Dias Nogueira
com o patrocínio de IXUS, Formação e Consultadoria, Lda

Para ler o artigo completo faça o download gratuito da revista “o electricista” nº77. Verifique o seu email após o download. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt

      Selecione as sua(s) área(s) de interesse

      Utilize a tecla Ctrl para selecionar mais que uma opção

    Outros artigos relacionados

    Translate »