fontes de energia e o futuro do planeta - parte 2

fontes de energia e o futuro do planeta: I Capítulo – parte 2

A energia elétrica produz-se com geradores de corrente monofásica
ou trifásica.

As alterações climáticas e o futuro do planeta

I Capítulo – PARTE 2

Rede trifásica de corrente alternada

Em cada instante a soma das três correntes anula-se (Figura 5), se as carga entre fases forem praticamente iguais. Sendo assim, podemos unir as três pontas X, Y, e Z num ponto (N) que se designará por fio Neutro (corrente I=0).

fontes de energia e o futuro do planeta - parte 2
Figura 7

u – Será a tensão simples (Entre fase e neutro – 230 V);

U – Será a tensão composta (Entre fases – 400 V)

Estas duas tensões estão relacionadas pela fórmula:

U = √3xu = 1,73 x 230 = 400 V

Nota: A energia elétrica produz-se com geradores de corrente monofásica ou trifásica. Um gerador de corrente trifásica tem um campo magnético muito simples dentro do qual se dispõe três bobinas distribuídas simetricamente. A simetria é garantida por meio de uma distribuição de um ângulo de 120º entre elas.

O fornecimento total da energia elétrica é realizado por meio de uma rede de corrente alternada com três fases, normalmente conhecida como rede de corrente trifásica.

A esta rede podem ser ligados recetores monofásicos – entre fase e neutro e trifásicos entre fases – de forma a que haja sempre um bom decidido equilíbrio na distribuição das cargas.

Aproveitando esta descrição e antes de se analisar a produção de corrente contínua, podemos afirmar que um recetor resistivo (aquecimento) tem o mesmo comportamento perante estas duas transmissão de energia, no entanto, a corrente alternada é utilizada para aquecimento, iluminação, força motriz e efeito magnético, mas não em efeitos químicos como no caso da eletrólise.

Hilário Dias Nogueira
com o patrocínio de IXUS, Formação e Consultadoria, Lda

Para ler o artigo completo faça o download gratuito da revista “o electricista” nº73. Verifique o seu email após o download. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt

      Selecione as sua(s) área(s) de interesse

      Utilize a tecla Ctrl para selecionar mais que uma opção

    Outros artigos relacionados

    Translate »