Fonte de Alimentação

Fonte de Alimentação

Sendo os componentes semicondutores, polarizados, estes necessitam, geralmente, de ser alimentados por uma tensão contínua.

Uma vez que a nossa rede elétrica fornece uma tensão monofásica de 230 V alternados, torna-se assim necessário, converter esta tensão alternada da rede elétrica, numa tensão contínua. Surge então, a importância da fonte de alimentação.

Para construir uma fonte de alimentação primária são necessárias várias etapas. O primeiro estágio da fonte de alimentação é constituído por um transformador, que reduz a tensão de entrada. No segundo estágio é feita uma retificação do sinal alternado, usando um circuito com díodos. No terceiro estágio, o circuito de filtro, normalmente capacitivo, transforma a tensão contínua pulsante, em contínua pura. No quarto e último estágio é feita a estabilização da tensão de saída, através, por exemplo, de um regulador de tensão.

Etapa 1 – A Transformação

Nesta etapa é utilizado um transformador abaixador, que baixa a tensão da rede elétrica. No enrolamento primário do transformador entra um sinal alternado, sinusoidal, com uma tensão eficaz de 230 V. No enrolamento do secundário do transformador, sai uma tensão alternada, com um valor eficaz mais baixo (ex: 9 V, 12 V, 14 V, 18 V,…).

Recorda que o transformador abaixador é um dispositivo que transforma uma tensão alternada sinusoidal numa outra tensão alternada sinusoidal, com a mesma frequência, mas com uma tensão menor (porque é abaixador). Além de manter constante a frequência do sinal, o transformador também isola o circuito da tensão da rede elétrica.

O objetivo desta primeira etapa é adequar o nível de tensão alternada da rede, a um nível de tensão que seja desejável.

Paula Domingues
Formadora nas áreas de Eletrónica,
Telecomunicações, Automação e Comando, IEFP – Évora

Para ler o artigo completo faça o download gratuito da revista “o electricista” nº62. Verifique o seu email após o download. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt

      Selecione as sua(s) área(s) de interesse

      Utilize a tecla Ctrl para selecionar mais que uma opção

    Outros artigos relacionados

    Translate »