Ficha Técnica 7 Circuitos com díodos (Parte 1)

Ficha Técnica 7 Circuitos com díodos (Parte 1)

Na presente ficha técnica iniciaremos a análise de circuitos…

Na presente ficha técnica iniciaremos a análise de circuitos com díodos de junção, nomeadamente os circuitos limitadores e os circuitos de retificação, filtragem e estabilização.

Circuitos limitadores

Os díodos de junção podem ser divididos, de forma geral, em díodos retificadores, que apresentam uma potência nominal superior a 0,5 W e preparados para operar a frequências da ordem dos 50 Hz e os díodos para pequenos sinais, onde a potência nominal é inferior a 0,5 W e utilizados, tipicamente, a frequências de operação superiores a 50 Hz. Na Figura 98 pode ser visualizado o aspeto e cada um dos díodos referidos.

Os circuitos limitadores são utilizados para retirar parte do sinal de entrada acima ou abaixo de um nível especificado. Poderá ser utilizado para proteção de circuitos ou na formação de um sinal de entrada. Nestes circuitos são utilizados díodos para pequenos sinais.

Circuito limitador polarizado positivo

O nível de limitação de um díodo de junção, considerando um díodo de silício e a 2.ª aproximação na análise, é de 0,7 V. Existe, no entanto, situações onde este nível de limitação do sinal se pretende superior. Para tal, utilizaremos uma fonte de tensão contínua para elevar o nível de limitação desejado. A Figura 99 apresenta um Circuito Limitador Polarizado Positivo. O circuito utiliza a polaridade de uma tensão contínua externa para variar o nível de referência de um circuito limitador positivo. Importante referir que, a tensão contínua externa deverá ser menor que o pico máximo da tensão alternada.

Paulo Peixoto
ATEC – Academia de Formação

Para ler o artigo completo faça o download gratuito da revista “o electricista” nº62. Verifique o seu email após o download. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt

      Selecione as sua(s) área(s) de interesse

      Utilize a tecla Ctrl para selecionar mais que uma opção

    Outros artigos relacionados

    Translate »