Introdução aos semicondutores
Os materiais podem ser caraterizados como isolantes, quando não conduzem a corrente elétrica, por exemplo a borracha e a cerâmica; como condutores, quando conduzem facilmente a corrente elétrica que por eles circula, por exemplo o cobre; e como semicondutores que assumem caraterísticas entre os materiais isolantes e os materiais condutores.
Os materiais semicondutores mais usados são o germânio (Ge) e o silício (Si). O germânio é um elemento frágil de cor branco-acinzentada. O silício é um elemento não metálico, abundante na natureza, na areia, quartzo ou cristais, de cor branca e, algumas vezes, como dióxido de silício, também designado por sílica. Os semicondutores servem, fundamentalmente, como materiais básicos à construção de alguns dos mais importantes componentes eletrónicos, como por exemplo os díodos, transístores e circuitos integrados ilustrados na Figura 69.
Os dispositivos semicondutores são extremamente pequenos, bastante leves, com consumos de potência muito baixos e com alta eficiência e segurança. Com a evolução tecnológica obtém-se uma maior capacidade de integração, conseguindo-se colocar num único circuito integrado milhares de componentes que podem ser díodos, transístores, resistências ou condensadores.
Paulo Peixoto
ATEC – Academia de Formação
Para ler o artigo completo faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link de download da revista “o electricista” nº60. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt
Outros artigos relacionados
- Artigo “Ficha Técnica 6: semicondutores e díodos de junção (Parte 2)” da edição 61 da revista “o electricista”;
- Artigo “Díodo retificador” da edição 59 da revista “o electricista”;
- Artigo “Ficha Técnica 7 Circuitos com díodos (Parte 1)” da edição 62 da revista “o electricista”;