Nas fichas técnicas anteriores foram analisados os circuitos elétricos em Corrente Alternada (C.A.), nomeadamente circuito resistivo, circuitos puramente capacitivos e circuito RC. Nesta edição serão analisados os circuitos puramente indutivos, circuitos RL e circuitos RLC.
Circuitos indutivos em corrente alternada
Nos circuitos puramente indutivos a oposição à circulação da corrente é feita pela Força Eletromotriz (f.e.m.) de autoindução da bobina e chama-se reatância indutiva (XL) e exprime-se em Ω.
Analisando um circuito com uma bobina em Corrente Contínua (C.C.) podemos verificar o efeito da Lei de Lenz. Assim, quando o interruptor é fechado criar-se-á uma corrente elétrica induzida no circuito cujo sentido se opõem à corrente principal, retardando assim o seu início. Pelo contrário, quando se abre o interruptor, também pela Lei de Lenz, a corrente não cessará de imediato pois surgirá uma corrente induzida que a retardará. A Figura 62 representa este efeito.
Paulo Peixoto
ATEC – Academia de Formação
Para ler o artigo completo faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link de download da revista “o electricista” nº59. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt
Outros artigos relacionados
- Artigo “Ficha Técnica 1: Introdução à Eletrónica – Parte 1 (Grandezas)” da edição 55 da revista “o electricista”;
- Artigo “Ficha Técnica 2: introdução à eletrónica (circuitos elétricos)” da edição 56 da revista “o electricista”;
- Artigo “Ficha Técnica 3: introdução à Eletrónica (redes elétricas)” da edição 57 da revista “o electricista”;
- Artigo “Ficha Técnica 4: introdução à eletrónica (Corrente Alternada)” da edição 58 da revista “o electricista”;