Ficha Técnica 5: introdução à eletrónica (Circuitos indutivos)

Ficha Técnica 5: introdução à eletrónica (Circuitos indutivos)

Nas fichas técnicas anteriores foram analisados os circuitos elétricos em Corrente Alternada (C.A.)…

Nas fichas técnicas anteriores foram analisados os circuitos elétricos em Corrente Alternada (C.A.), nomeadamente circuito resistivo, circuitos puramente capacitivos e circuito RC. Nesta edição serão analisados os circuitos puramente indutivos, circuitos RL e circuitos RLC.

Circuitos indutivos em corrente alternada

Nos circuitos puramente indutivos a oposição à circulação da corrente é feita pela Força Eletromotriz (f.e.m.) de autoindução da bobina e chama-se reatância indutiva (XL) e exprime-se em Ω.

Analisando um circuito com uma bobina em Corrente Contínua (C.C.) podemos verificar o efeito da Lei de Lenz. Assim, quando o interruptor é fechado criar-se-á uma corrente elétrica induzida no circuito cujo sentido se opõem à corrente principal, retardando assim o seu início. Pelo contrário, quando se abre o interruptor, também pela Lei de Lenz, a corrente não cessará de imediato pois surgirá uma corrente induzida que a retardará. A Figura 62 representa este efeito.

Paulo Peixoto
ATEC – Academia de Formação

Para ler o artigo completo faça o download gratuito da revista “o electricista” nº59 Verifique o seu email após o download. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt

      Selecione as sua(s) área(s) de interesse

      Utilize a tecla Ctrl para selecionar mais que uma opção

    Outros artigos relacionados

    Translate »