Ficha Técnica 4: introdução à eletrónica (Corrente Alternada)

Ficha Técnica 4: introdução à eletrónica (Corrente Alternada)

Nas fichas técnicas anteriores, os circuitos foram analisados considerando que a fonte de tensão apresenta caraterísticas…

Análise de circuitos em Corrente Alternada

Grandezas variáveis no tempo

Nas fichas técnicas anteriores, os circuitos foram analisados considerando que a fonte de tensão apresenta caraterísticas contínuas, originando uma Corrente Contínua conforme a Figura 47. Existem, no entanto, outras formas de corrente elétrica, como por exemplo, a disponibilizada pela Rede Elétrica Nacional ao consumidor final que apresenta as caraterísticas de uma Corrente Alternada sinusoidal. A Figura 48 representa esta forma de onda.

Corrente Contínua

O valor da corrente elétrica é sempre constante ao longo do tempo. É usual utilizar abreviadamente DC para designar esta corrente.

Figura 47. Gráfico de uma Corrente Contínua.

Corrente Alternada sinusoidal

O valor da corrente elétrica apresenta valores positivos e negativos (bidirecional). É usual utilizar abreviadamente AC para designar esta corrente.

Figura 48. Gráfico de uma Corrente Alternada sinusoidal.

Em termos gerais podemos dividir as correntes elétricas em unidirecionais, onde está incluída a Corrente Contínua e onde os eletrões se movimentam sempre na mesma direção, e bidirecionais onde está integrada a Corrente Alternada sinusoidal e onde o movimento dos eletrões se dá nos dois sentidos.

Paulo Peixoto
ATEC – Academia de Formação

Para ler o artigo completo faça o download gratuito da revista “o electricista” nº58. Verifique o seu email após o download. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt

      Selecione as sua(s) área(s) de interesse

      Utilize a tecla Ctrl para selecionar mais que uma opção

    Outros artigos relacionados

    Translate »