Análise de circuitos em Corrente Alternada
Grandezas variáveis no tempo
Nas fichas técnicas anteriores, os circuitos foram analisados considerando que a fonte de tensão apresenta caraterísticas contínuas, originando uma Corrente Contínua conforme a Figura 47. Existem, no entanto, outras formas de corrente elétrica, como por exemplo, a disponibilizada pela Rede Elétrica Nacional ao consumidor final que apresenta as caraterísticas de uma Corrente Alternada sinusoidal. A Figura 48 representa esta forma de onda.
Corrente Contínua
O valor da corrente elétrica é sempre constante ao longo do tempo. É usual utilizar abreviadamente DC para designar esta corrente.
Corrente Alternada sinusoidal
O valor da corrente elétrica apresenta valores positivos e negativos (bidirecional). É usual utilizar abreviadamente AC para designar esta corrente.
Em termos gerais podemos dividir as correntes elétricas em unidirecionais, onde está incluída a Corrente Contínua e onde os eletrões se movimentam sempre na mesma direção, e bidirecionais onde está integrada a Corrente Alternada sinusoidal e onde o movimento dos eletrões se dá nos dois sentidos.
Paulo Peixoto
ATEC – Academia de Formação
Para ler o artigo completo faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link de download da revista “o electricista” nº58. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt
Outros artigos relacionados
- Artigo “Ficha Técnica 1: Introdução à Eletrónica – Parte 1 (Grandezas)” da edição 55 da revista “o electricista”;
- Artigo “Ficha Técnica 2: introdução à eletrónica (circuitos elétricos)” da edição 56 da revista “o electricista”;
- Artigo “Ficha Técnica 3: introdução à Eletrónica (redes elétricas)” da edição 57 da revista “o electricista”;