Ficha Técnica 3: introdução à Eletrónica (redes elétricas)

Ficha Técnica 3: introdução à Eletrónica (redes elétricas)

Nos tópicos anteriores foram analisados circuitos elétricos com recurso ao método da resistência equivalente…

Métodos de análise e simplificação de redes elétricas

Nos tópicos anteriores foram analisados circuitos elétricos com recurso ao método da resistência equivalente, para circuitos com apenas uma fonte de energia, e à aplicação das Leis de Kirchhoff para circuitos com mais de uma fonte de tensão ou corrente. Existem ainda outros métodos para a análise e simplificação de redes elétricas compostas. Iremos, de seguida, analisar 3 desses métodos: o Teorema da Sobreposição, o Teorema de Thévenin e o Teorema de Norton.

Teorema da Sobreposição

O Teorema da Sobreposição é, provavelmente, dos princípios mais poderosos na análise de circuitos lineares. Este método analisa as redes elétricas de forma parcial, sendo o resultado final pretendido a soma das partes assim calculadas. Podemos enunciar o Teorema como: em circuitos lineares a tensão numa resistência, ou a corrente elétrica que a percorre, poderá ser determinada como a soma algébrica das tensões ou correntes, resultantes do efeito de cada fonte, independente, a funcionar de forma isolada no circuito.

Para garantir a anulação da contribuição das fontes de energia no circuito, estas devem ser retiradas e substituídas pelas suas respetivas resistências internas. Caso as fontes de energia sejam ideias, estas devem ser substituídas pela sua resistência ideal, ou seja uma resistência nula, no caso de uma fonte de tensão ideal e que equivale a curto-circuitar os seus terminais, ou uma resistência infinita no caso de uma fonte de corrente ideal e que é equivalente a manter abertos os terminais da fonte. As Figuras 34 e 35 esquematizam uma fonte de tensão e uma fonte de corrente.

Paulo Peixoto
ATEC – Academia de Formação

Para ler o artigo completo faça o download gratuito da revista “o electricista” nº57. Verifique o seu email após o download. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt

      Selecione as sua(s) área(s) de interesse

      Utilize a tecla Ctrl para selecionar mais que uma opção

    Outros artigos relacionados

    Translate »