Ficha Técnica 2: introdução à eletrónica (circuitos elétricos)

Ficha Técnica 2: introdução à eletrónica (circuitos elétricos)

Dependendo do objetivo pretendido, os circuitos elétricos podem assumir diversas tipologias, nomeadamente…

Análise de circuitos elétricos em Corrente Contínua

Dependendo do objetivo pretendido, os circuitos elétricos podem assumir diversas tipologias, nomeadamente, em série, em paralelo ou mistos (série e paralelo). As caraterísticas associadas a cada um serão analisadas detalhadamente nos pontos que se seguirão.

Circuitos série

Nos circuitos elétricos em série a corrente elétrica, movimento dos eletrões, tem apenas um caminho para percorrer. Assim, todos os elementos deste serão percorridos pelo mesmo valor desta grandeza. A Figura 25 apresenta um circuito série utilizado para acender um díodo emissor de luz (LED) e que é percorrido pela intensidade de corrente elétrica de 20 mA.

Circuito série composto por uma resistência e um LED.

A Figura 26 é composta por uma fonte de tensão e 3 resistências ligadas em série. Serão analisadas as seguintes grandezas: resistência equivalente, tensão e intensidade da corrente elétrica.

Paulo Peixoto
ATEC – Academia de Formação

Para ler o artigo completo faça o download gratuito da revista “o electricista” nº56. Verifique o seu email após o download. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt

      Selecione as sua(s) área(s) de interesse

      Utilize a tecla Ctrl para selecionar mais que uma opção

    Outros artigos relacionados

    Translate »