Grandezas

Ficha Técnica 1: Introdução à Eletrónica – Parte 1 (Grandezas)

Entre dois corpos carregadas eletricamente existe sempre uma força elétrica que será atrativa…

Grandezas fundamentais dos circuitos eletrónicos

Diferença de potencial

Entre dois corpos carregadas eletricamente existe sempre uma força elétrica que será atrativa ou repulsiva. Dois corpos de sinais iguais repelem-se, enquanto dois corpos com sinais opostos atraem-se. A região do espaço onde este efeito se faz sentir chama-se campo elétrico. A unidade que define a carga elétrica é o Coulomb (C) e representa-se por Q.

Quando um corpo se encontra carregado eletricamente diz-se que possui um determinado potencial elétrico. Este potencial será tanto mais elevado quanto maior for o número de cargas elétricas e maior for a quantidade de cargas por unidade de volume (densidade de carga). A unidade que define o potencial elétrico é o Volt (V) e representa-se por V.

Se considerarmos dois corpos A e B a que correspondem os potenciais VA e VB, apresentando o corpo A uma carga positiva e o corpo B uma carga negativa, teremos entre os pontos A e B uma diferença de potencial definida como VAB e que será dada por: VA – VB.

A unidade que define a diferença de potencial ou tensão é o Volt (V) e representa-se por U. O aparelho de medida utilizado para medir a diferença de potencial (d.d.p.) entre dois pontos é o voltímetro e liga-se em paralelo.

Paulo Peixoto
ATEC – Academia de Formação

Para ler o artigo completo faça o download gratuito da revista “o electricista” nº55. Verifique o seu email após o download. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt

      Selecione as sua(s) área(s) de interesse

      Utilize a tecla Ctrl para selecionar mais que uma opção

    Outros artigos relacionados

    Translate »