Grandezas fundamentais dos circuitos eletrónicos
Diferença de potencial
Entre dois corpos carregadas eletricamente existe sempre uma força elétrica que será atrativa ou repulsiva. Dois corpos de sinais iguais repelem-se, enquanto dois corpos com sinais opostos atraem-se. A região do espaço onde este efeito se faz sentir chama-se campo elétrico. A unidade que define a carga elétrica é o Coulomb (C) e representa-se por Q.
Quando um corpo se encontra carregado eletricamente diz-se que possui um determinado potencial elétrico. Este potencial será tanto mais elevado quanto maior for o número de cargas elétricas e maior for a quantidade de cargas por unidade de volume (densidade de carga). A unidade que define o potencial elétrico é o Volt (V) e representa-se por V.
Se considerarmos dois corpos A e B a que correspondem os potenciais VA e VB, apresentando o corpo A uma carga positiva e o corpo B uma carga negativa, teremos entre os pontos A e B uma diferença de potencial definida como VAB e que será dada por: VA – VB.
A unidade que define a diferença de potencial ou tensão é o Volt (V) e representa-se por U. O aparelho de medida utilizado para medir a diferença de potencial (d.d.p.) entre dois pontos é o voltímetro e liga-se em paralelo.
Paulo Peixoto
ATEC – Academia de Formação
Para ler o artigo completo faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link de download da revista “o electricista” nº55. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: [email protected]
Outros artigos relacionados
- Artigo de Opinião “Redimensionar as UPSs: uma parte indispensável dos Data Centers” da revista “o electricista”;
- Artigo “Ficha Técnica 7 Circuitos com díodos (Parte 1)” da edição 62 da revista “o electricista”;
- Artigo “ficha prática n.º 65: práticas de eletricidade” da edição 75 da revista “o electricista”;