Ventilação: as vibrações - 2.ª parte (desalinhamentos)

Ficha prática n.º 58 práticas de eletricidade – transístor (Polarização)

FET é o acrónimo em inglês de Field Effect Transistor ou Transístor de Efeito de Campo, que, como o próprio…

FET é o acrónimo em inglês de Field Effect Transistor ou Transístor de Efeito de Campo, que, como o próprio nome diz, funciona através do efeito de um campo elétrico na junção. Este tipo de transístor tem muitas aplicações na área de amplificadores (a operar na área linear), em comutação (operando fora da área linear) ou em controlo de corrente sobre uma carga. Nesta edição vamos continuar a analisar as suas principais caraterísticas (Circuitos de Polarização).

Circuitos de Polarização

Polarização fixa – Polarização de gate

O esquema da Figura 186 mostra um circuito de polarização fixa. Circulando na malha da esquerda e desprezando a corrente de gate obtém-se UGS = UGG. Como se mostra no gráfico da Figura 187 o P.F.R. pode variar muito com esse tipo de polarização, visto que UGS se mantém constante e por isso ID pode variar significativamente, o que origina grande variação do P.F.R., que é dado pelo par ordenado ID e UGS.

Manuel Teixeira
ATEC – Academia de Formação

Para ler o artigo completo faça o download gratuito da revista “o electricista” nº68. Verifique o seu email após o download. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt

      Selecione as sua(s) área(s) de interesse

      Utilize a tecla Ctrl para selecionar mais que uma opção

    Outros artigos relacionados

    Translate »