Ficha prática n.º 56: práticas de eletricidade - transístor (JFET)

Ficha prática n.º 56: práticas de eletricidade – transístor (JFET)

FET é o acrónimo em inglês de Field Effect Transistor ou Transístor de Efeito de Campo…

FET é o acrónimo em inglês de Field Effect Transistor ou Transístor de Efeito de Campo que, como o próprio nome diz, funciona através do efeito de um campo elétrico na junção (JFET). Este tipo de transístor tem muitas aplicações na área dos amplificadores (a operar na área linear), em comutação (operando fora da área linear) ou em controlo de corrente sobre uma carga. Nesta edição vamos analisar as suas principais caraterísticas.

Princípio de funcionamento

A Figura 177 representa um JFET de canal N com a polarização de dreno desligada por UDD. Num JFET de canal N a tensão no dreno é positiva e a tensão na fonte é negativa. O termo efeito de campo relaciona-se com as camadas de depleção à volta de cada região P. Estas camadas de depleção ou barreira de potencial existem devido aos eletrões livres que se difundem das regiões N para as regiões P.

Polarização dreno - fonte do JFET
Figura 177. Polarização dreno – fonte do JFET

A porta tipo P e a fonte tipo N formam o díodo porta – fonte. Num JFET, o díodo porta-fonte é polarizado inversamente através da fonte de tensão UGG, como mostra a figura 178. Devido a esta polarização inversa, a corrente da porta IG é muito pequena, o que equivale a dizer que o JFET possui uma resistência de entrada quase infinita.

Um JFET típico apresenta uma resistência de entrada na ordem das centenas de Megaohms. Isto constitui uma grande vantagem do JFET relativamente ao transístor BJT. Assim se explica o excelente comportamento do JFET nas aplicações que exigem uma elevada impedância de entrada.

Manuel Teixeira
ATEC – Academia de Formação

Para ler o artigo completo faça o download gratuito da revista “o electricista” nº66. Verifique o seu email após o download. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt

      Selecione as sua(s) área(s) de interesse

      Utilize a tecla Ctrl para selecionar mais que uma opção

    Outros artigos relacionados

    Translate »