Revista o electricista

ficha prática n.º 44: práticas de eletricidade - Amplificadores (Corrente Alternada)

ficha prática n.º 44: práticas de eletricidade – Amplificadores (Corrente Alternada)

Os transístores de junção bipolar são um dos componentes mais importantes da eletrónica analógica…

Os transístores de junção bipolar são um dos componentes mais importantes da eletrónica analógica. Poderemos encontrá-los em várias aplicações como os amplificadores de sinais, amplificadores diferenciais ou drives de potência. Nesta edição vamos olhar para os amplificadores de um andar e as suas diferentes componentes analíticas (Corrente Alternada).

Resistência do díodo BE em Corrente Alternada

Analisando, novamente, a caraterística corrente-tensão na junção BE e, atendendo ao exposto anteriormente, quando existe uma tensão alternada nos terminais da junção resulta a Corrente Alternada de emissor que se pode observar na Figura seguinte.

Análise da resistência do díodo base-emissor em Corrente Alternada.
Análise da resistência do díodo base-emissor em Corrente Alternada.

A amplitude desta Corrente Alternada depende da localização do ponto de funcionamento Q. Em consequência da curvatura da caraterística obtém-se uma corrente de emissor com um maior valor pico a pico quando o ponto de funcionamento Q está na parte superior da caraterística.

As grandezas intervenientes na caraterística apresentada são UBE e IE. Sabemos que a corrente de emissor se decompõe em duas componentes:

IE = IEQ + ie

De igual forma a tensão base-emissor virá:

UBE = UBEQ + ube

Em que:
UBE – tensão total base-emissor;
UBEQ – tensão contínua base-emissor (o índice Q refere-se ao ponto de funcionamento Q);
ube – tensão alternada de emissor.

Manuel Teixeira
ATEC – Academia de Formação

Para ler o artigo completo faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link de download da revista “o electricista” nº54. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt

Outros artigos relacionados