Os transístores de junção bipolar são um dos componentes mais importantes da eletrónica analógica. Poderemos encontrá‑los em várias aplicações como os amplificadores de sinais, amplificadores diferenciais ou drives de potência. Nesta edição vamos analisar os amplificadores de um andar na variante em divisor de tensão.
Análise de amplificadores de um andar
Circuito de amplificação por divisor de tensão
Este tipo de polarização, ao contrário da polarização com resistência de base em que o ponto de funcionamento Q é instável, confere ao transístor um ponto de funcionamento estável.
Condensador de desvio ou bypass
Num circuito amplificador em emissor comum a entrada é realizada na base, sendo a saída feita no coletor. Em consonância com este facto, a resistência de emissor não deverá ser percorrida pela Corrente Alternada para que o ponto de funcionamento Q não seja alterado. Para este fim utiliza‑se um condensador de desvio que se comportará, à semelhança do condensador de acoplamento, como um circuito aberto em Corrente Contínua e um curto‑circuito em Corrente Alternada. Contudo, a finalidade será criar uma massa para a Corrente Alternada.
Manuel Teixeira
ATEC – Academia de Formação
Para ler o artigo completo faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link de download da revista “o electricista” nº52. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt
Outros artigos relacionados
- Artigo “ficha prática n.º38: práticas de eletricidade – Montagens” da edição 48 da revista “o electricista”;
- Artigo “Ficha prática n.º 39: práticas de eletricidade – Comutação” da edição 49 da revista “o electricista”;
- Artigo “ficha prática n.º 40: práticas de eletricidade – Amplificadores” da edição 50 da revista “o electricista”;
- Artigo “ficha prática n.º 41: práticas de eletricidade – Amplificadores de um andar” da edição 51 da revista “o electricista”;