ficha prática n.º 42: práticas de eletricidade - Amplificadores por divisor de tensão

ficha prática n.º 42: práticas de eletricidade – Amplificadores por divisor de tensão

Os transístores de junção bipolar são um dos componentes mais importantes da eletrónica analógica…

Os transístores de junção bipolar são um dos componentes mais importantes da eletrónica analógica. Poderemos encontrá‑los em várias aplicações como os amplificadores de sinais, amplificadores diferenciais ou drives de potência. Nesta edição vamos analisar os amplificadores de um andar na variante em divisor de tensão.

Análise de amplificadores de um andar

Circuito de amplificação por divisor de tensão

Este tipo de polarização, ao contrário da polarização com resistência de base em que o ponto de funcionamento Q é instável, confere ao transístor um ponto de funcionamento estável.

FIGURA 128. CIRCUITO DE POLARIZAÇÃO POR DIVISOR DE TENSÃO

Condensador de desvio ou bypass

Num circuito amplificador em emissor comum a entrada é realizada na base, sendo a saída feita no coletor. Em consonância com este facto, a resistência de emissor não deverá ser percorrida pela Corrente Alternada para que o ponto de funcionamento Q não seja alterado. Para este fim utiliza­‑se um condensador de desvio que se comportará, à semelhança do condensador de acoplamento, como um circuito aberto em Corrente Contínua e um curto­‑circuito em Corrente Alternada. Contudo, a finalidade será criar uma massa para a Corrente Alternada.

Manuel Teixeira
ATEC – Academia de Formação

Para ler o artigo completo faça o download gratuito da revista “o electricista” nº52. Verifique o seu email após o download. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt

      Selecione as sua(s) área(s) de interesse

      Utilize a tecla Ctrl para selecionar mais que uma opção

    Outros artigos relacionados

    Translate »