ficha prática n.º 40: práticas de eletricidade - Amplificadores

ficha prática n.º 40: práticas de eletricidade – Amplificadores

Os transístores de junção bipolar são um dos componentes mais importantes da eletrónica analógica…

Os transístores de junção bipolar são um dos componentes mais importantes da eletrónica analógica. Poderemos encontrá-los em várias aplicações como os amplificadores de sinais, amplificadores diferenciais ou drives de potência. Nesta edição vamos analisar como se dimensionam em amplificadores.

DIMENSIONAMENTO DE UM AMPLIFICADOR

Relativamente ao P.F.R. (Ponto de Funcionamento em Repouso)

Consideremos a montagem polarizada por divisor de tensão, uma vez que é das montagens mais estáveis quanto ao ponto de funcionamento em repouso ou estático.

POLARIZAÇÃO POR DIVISOR DE TENSÃO
FIGURA 115. POLARIZAÇÃO POR DIVISOR DE TENSÃO.

Dever-se-á tomar em consideração o seguinte:

  • R1 – Não deve ser muito elevada porque, quanto maior R1 menor será RE, sendo menor a estabilidade térmica. Assim o P.F.R. poderá variar consideravelmente em relação aos valores dimensionados;
  • R2 – Não deve ter um valor muito baixo para não afetar a impedância de entrada do circuito. Veremos, seguidamente, que a impedância de entrada de um amplificador deverá ser o maior possível.

O valor desta resistência também não poderá ter um valor exagerado, porque ficaríamos com um circuito equivalente ao da polarização fixa.

Manuel Teixeira
ATEC – Academia de Formação

Para ler o artigo completo faça o download gratuito da revista “o electricista” nº50. Verifique o seu email após o download. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt

Artigo sobre ficha prática n.º 40: práticas de eletricidade - Amplificadores

      Selecione as sua(s) área(s) de interesse

      Utilize a tecla Ctrl para selecionar mais que uma opção

    Outros artigos relacionados

    Translate »