“fazemos uma demonstração in loco de algumas soluções inteligentes”

A Schneider Electric está a realizar o Innovation Talks 2022 | Tour Portugal, um roadshow que está a percorrer o país de 2 e 25 de novembro para dar a conhecer o portefólio de soluções da Schneider Electric para diferentes segmentos (residencial, escritórios, terciário, mobilidade elétrica, instalações críticas…). A revista “o electricista” quis saber mais e, nesse sentido, entrevistou Ana Vieira Simões, Distribution & Electricians Sales Manager da Schneider Electric, que nos falou mais sobre esta iniciativa.

A Schneider Electric está a realizar o Innovation Talks 2022 | Tour Portugal, um roadshow que está a percorrer o país de 2 e 25 de novembro para dar a conhecer o portefólio de soluções da Schneider Electric para diferentes segmentos (residencial, escritórios, terciário, mobilidade elétrica, instalações críticas…). A revista “o electricista” quis saber mais e, nesse sentido, entrevistou Ana Vieira Simões, Distribution & Electricians Sales Manager da Schneider Electric, que nos falou mais sobre esta iniciativa.

Revista “o eletricista” (oe): Durante o mês de novembro, a Schneider Electric irá percorrer o país num roadshow denominado Innovation Talks 2022. Em que consiste este evento?

Ana Vieira Simões (AVS): Este tour, que decorre entre 2 e 25 de novembro, tem como principal objetivo reforçar a nossa presença junto dos parceiros do canal de distribuição nacional, bem como dar a conhecer a nossa oferta de soluções digitais e sustentáveis para a gestão de edifícios, habitação, escritórios, indústria e mobilidade elétrica. Assim, temos um camião TIR a percorrer todo o país, com 17 paragens em pontos de venda dos nossos parceiros de distribuição profissional, e nesse espaço único apresentamos mais de 200 referências das nossas soluções inteligentes de gestão de energia. Para além disso, fazemos uma demonstração in loco de algumas soluções inteligentes, como por exemplo o sistema Wiser, e temos também alguns sorteios a decorrer para premiar quem nos visita.

oe: Qual a importância que a Schneider Electric dá aos parceiros do canal de distribuição e que tipo de relação existe com eles?

AVS: O nosso negócio é desenvolvido num ecossistema de parceiros, e a nossa estratégia tem o canal de distribuição no seu centro. Temos vindo a desenvolver parcerias construídas com base em visões partilhadas e relações de confiança, e trabalhamos todos os dias para potenciar estas sinergias. Aprendemos e desafiamo-nos mutuamente e celebramos muitos sucessos em conjunto. O sucesso da Schneider Electric e de muitos dos nossos parceiros está muito relacionado com este crescimento conjunto, e é por isso temos parceiros com os quais mantemos uma relação há mais de 30 anos, e que naturalmente queremos preservar.

oe: Pela sua relevância em todo o processo de crescimento, o número de parceiros da Schneider Electric tem vindo a aumentar ao longo dos anos. Até que ponto esse aumento é importante para o sucesso da marca?

AVS: Para a Schneider Electric, o aumento do número de parceiros, por si só, não é critério para o processo de desenvolvimento de negócio. O que nos importa realmente são os pilares de transformação do setor que cada parceiro está a implementar – que, para nós, devem ser a transformação das pessoas, digital e comercial. Todos precisamos de nos transformar, fazendo evoluir as competências das nossas pessoas através da especialização e de um maior nível de conhecimento das tendências globais do setor e dos segmentos onde atuamos.

A transformação digital é fundamental porque permite conhecer de forma muito mais profunda os clientes e as tendências do mercado, oferecendo um maior valor acrescentado e propostas desenhadas à medida de cada um. Acreditamos que gerir melhor os dados permite acelerar a melhor tomada de decisões. Finalmente, em relação à transformação comercial, o mercado atual exige-nos sermos mais proativos na rede de clientes, com abordagens em vários canais para aumentar a geração de procura e sermos mais inovadores na nossa proposta de valor. Em suma, o que nos importa, mais do que o número de parceiros que temos, é que eles estejam alinhados connosco nesta visão. Se assim for, continuaremos a garantir sucesso mútuo.

oe: Quais as vantagens de ser distribuidor Schneider Electric?

AVS: De forma resumida, oferecemos:

  • Conhecimento alargado sobre tendências e novidades do setor;
  • Conhecimento especializado sobre os mais diversos equipamentos e as soluções mais recentes de gestão de energia e automação nos vários segmentos de atividade (Saúde, Hotelaria, Data Centers, entre outros);
  • Acesso exclusivo ao Portal para Distribuidores mySchneider, onde está disponível informação financeira, sobre produtos, pedidos de proposta, formação e programas de colaboração, entre outros;
  • Acompanhamento comercial dedicado e melhores condições comerciais;
  • Acesso a campanhas e eventos exclusivos;
  • Acesso a Programas de Especialização em Soluções Residenciais (como a nossa solução Wiser), em Automação e Sensorização, Média Tensão, Certificação Quadrista e muitas mais.

oe: Notaram alguma dificuldade em manter parcerias durante estes 2 anos de pandemia?

AVS: Com franqueza, não. O que sentimos é que tivemos de aprender a relacionar-nos num formato diferente, porque as pessoas sempre estiveram no centro da nossa ação e tinham de continuar a estar. Desde o primeiro momento, estávamos preparados para poder acompanhar os nossos parceiros de forma remota (já tínhamos implementado o teletrabalho, mesmo antes da pandemia), ou híbrida sempre que possível, recorrendo aos meios digitais para interagir com os nossos parceiros. Não foi fácil, mas este período trouxe-nos algo muito bom também: as nossas relações com o canal de distribuição estreitarem-se, uma vez que este mostrou grande resiliência e uma capacidade de transformação muito rápida! Ainda temos muito caminho a realizar em conjunto, mas estamos preparados para o continuar a fazer. A Schneider Electric aposta todos os dias em melhorar as plataformas digitais para ajudar os distribuidores a acelerarem a sua transformação digital.

oe: Neste roadshow estão a apresentar, sobretudo, produtos e soluções ligados à sustentabilidade e à eficiência energética. Esse é um setor que é cada vez mais importante, mas sentem que os vossos parceiros também partilham deste sentimento de importância?

AVS: Todas as áreas sobre as quais nos debruçamos neste roadshow, e as respetivas soluções que apresentamos, fazem parte da realidade diária dos nossos parceiros de Distribuição. Assim, estamos certos de que partilham desta mesma visão sobre a importância da sustentabilidade e da gestão da eficiência energética. Vemo-lo também nos seus esforços de formação: cada vez mais estão a especializar as suas equipas em soluções de eficiência energética, o que nos prova o seu interesse e que compreendem a relevância que tudo isto tem no mundo atual.

oe: Pelo aumento do custo da energia e dos combustíveis fósseis, a mobilidade elétrica está a ser cada mais utilizada. Sentem uma maior procura nas vossas soluções para esta área em específico e também vai ser uma área em destaque neste roadshow?

AVS: Sim, é uma área em que nos focamos neste Innovation Tour, porque a oferta de mobilidade elétrica é estratégica para a Schneider Electric. Efetivamente, vemos uma mudança de comportamentos na indústria automóvel e mesmo na sociedade, e os responsáveis pelas decisões de compra dos parques automóveis estão a mudar de soluções de combustíveis fósseis para soluções de energia elétrica. Os veículos elétricos podem guiar-nos para um futuro melhor – só temos de continuar a fazer a nossa parte. Não poderíamos deixar de fora este segmento.

oe: Os clientes também podem aparecer neste roadshow? Se sim, o que está preparado para eles?

AVS: A oferta em exposição é especialmente dirigida ao mercado difuso, mas todos os clientes que sejam profissionais do setor elétrico são bem-vindos, claro. O Innovation Tour é um espaço onde podem visitar cinco áreas e conhecer em pessoa os nossos equipamentos, soluções e novidades, onde podem esclarecer curiosidades e trocar opiniões com a nossa equipa de especialistas… e ainda ficam habilitados a prémios e sorteios. Se forem eletricistas profissionais, têm também a possibilidade de se registarem no Rewards, o nosso programa de fidelização, e ganhar ainda mais com a Schneider Electric. Vemos este projeto como uma oportunidade única e que gostaríamos de partilhar com todos os profissionais do setor.

Schneider Electric Portugal
Tel.: +351 217 507 100 · Fax: +351 217 507 101
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