O Estatuto Editorial da revista “o electricista” tem as seguintes características:
TÍTULO
“o electricista” – revista técnico-profissional.
OBJETO
Tecnologias de projeto, instalação e conservação no âmbito da energia, telecomunicações e segurança.
OBJETIVO
Valorização profissional e informação técnica para profissionais eletrotécnicos.
ENQUADRAMENTO FORMAL
“o electricista” respeita os princípios deontológicos da imprensa e a ética profissional, de modo a não poder prosseguir apenas fins comerciais, nem abusar da boa fé dos leitores, encobrindo ou deturpando informação.
CARACTERIZAÇÃO
Publicação periódica especializada.
ESTRUTURA REDATORIAL
Diretor – Profissional com experiência na área da formação.
Coordenador Editorial – Formação académica em ramo de engenharia afim ao objeto da revista.
Colaboradores – Engenheiros e técnicos profissionais que exerçam a sua atividade no âmbito do objeto editorial, instituições de formação e organismos profissionais.
SELEÇÃO DE CONTEÚDOS
A seleção de conteúdos tecnológicos é da exclusiva responsabilidade do Diretor. O noticiário técnico-informativo é proposto pelo Coordenador Editorial. A revista poderá publicar peças noticiosas com carácter publicitário nas seguintes condições:
› com o título de Publi-Reportagem;
› formato de notícia com a aposição no texto do termo Publicidade.
ORGANIZAÇÃO EDITORIAL
Sem prejuízo de novas áreas temáticas que venham a ser consideradas, a estrutura de base da organização editorial da revista compreende:
- sumário
- luzes
- espaço opinião
- vozes do mercado
- espaço qualidade
- espaço KNX
- espaço CPI
- alta tensão
- telecomunicações
- climatização
- eficiência energética
- artigo técnico
- notícias
- eletrotecnia básica
- ficha prática de eletricidade
- casos práticos de ventilação
- bibliografia
- dossier temático
- reportagem
- entrevista
- case-study
- publi-reportagem
- informação técnico-comercial
- mercado técnico
- tabela comparativa (edição online)
- calendário de eventos
- Projecto
- nota técnica
- formação
- ITED
- consultório técnico
- publicidade
ESPAÇO PUBLICITÁRIO
A Publicidade organiza-se por espaços de páginas e frações, encartes e Publi-Reportagens. A Tabela de Publicidade é válida para o espaço económico europeu. A percentagem de Espaço Publicitário não poderá exceder 1/3 da paginação. A direção da revista poderá recusar Publicidade cuja mensagem não se coadune com o seu objeto editorial. Não será aceite Publicidade que não esteja em conformidade com a lei geral do exercício da atividade.
PROTOCOLOS
Os acordos protocolares com estruturas profissionais, empresariais e sindicais, visam exclusivamente o aprofundamento de conteúdos e de divulgação da revista junto dos seus associados.