Revista o electricista

luminárias para atmosferas explosivas

escolha de luminárias para instalação em ambientes com presença de atmosferas explosivas

De acordo com a legislação em vigor, é da responsabilidade do dono de obra proceder à avaliação dos riscos de explosão existentes.

Se esta análise revelar locais com probabilidade de ocorrência de atmosferas explosivas (ATEX), o dono de obra divide essas áreas em zonas:

  • 3 tipos de zonas para gases: ZONA 0, ZONA1, ZONA 2;
  • 3 tipos de zonas para poeiras: ZONA 20, ZONA 21, ZONA 22.

A classificação do tipo de zona deve ser realizada por pessoas instruídas que compreendam plenamente a importância e o significado das propriedades das substâncias inflamáveis e os princípios que regem a dispersão de gases/vapores. Para além disso, devem estar familiarizados com os processos da indústria em causa e os seus equipamentos.

Para selecionar uma luminária é necessário ter conhecimento do tipo zona ATEX onde será instalada e a substância que a determina.

No caso das luminárias, os métodos de proteção utilizados são os “Ex d”, “Ex e”, “Ex i” e “Ex m”, pois são os únicos compatíveis com a estrutura e funcionalidades das mesmas. Dependendo da zona, é requerido um tipo de proteção c, b ou a para o equipamento, ou seja, um nível de proteção de acordo com o
perigo da área. A letra adicional para os tipos de proteção d, e, i ou m, permite distinguir o EPL (nível de proteção do equipamento) necessário.

No que diz respeito especificamente aos LEDs, na Zona 2, os modos de proteção que podem ser implementados são Ex dc, Ex ic, Ex mc, Ex ec. É então exigido que o próprio material elétrico garanta a segurança necessária, não inflamando a atmosfera explosiva quer através de arcos elétricos, faíscas ou ainda pelo sobreaquecimento da superfície.

Luminárias LED ATEX

O driver standard On-Off, colocado no interior das luminárias, é revestido a resina e adequado para ambientes com atmosferas explosivas. O corpo da luminária é composto por uma única peça de aço inoxidável AISI304 ou galvanizado sem soldas.

TEV2 – Distribuição de Material Eléctrico, Lda.

Para ler o artigo completo faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link de download da revista “o electricista” nº79. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt

Outros artigos relacionados

Translate »