Revista o electricista

Schneider Electric

Enedis e Schneider Electric com solução para subestações

A Enedis e a Schneider Electric lançaram um projeto em torno de uma nova geração de equipamentos de subestação de MT/BT como alternativa à utilização de gás SF6 (hexafluoreto de enxofre).

A Enedis e a Schneider Electric lançaram um projeto em torno de uma nova geração de equipamentos de subestação de MT/BT como alternativa à utilização de gás SF6 (hexafluoreto de enxofre). Este gás, utilizado em equipamento elétrico de MT pelas suas elevadas propriedades isolantes e dielétricas, é muito útil para a distribuição elétrica de média e alta tensão. Inofensivo para a saúde é, contudo, um dos 6 gases com efeito de estufa, identificados pelo Protocolo de Quioto pelo seu elevado Potencial de Aquecimento Global quando libertado para a atmosfera.

O projeto liderado pela Enedis e pela Schneider Electric, parceiros de longa data nesta área, vai realizar-se num laboratório de I&D da Enedis, onde serão instalados 2 quadros elétricos RM AirSeT RMU da Schneider Electric, a primeira oferta da nova geração que se está a estudar para redes de distribuição de MT. O objetivo desta experiência é avaliar, durante 18 meses, o comportamento do equipamento em diferentes configurações elétricas. A proximidade entre as equipas de I&D da Enedis e da Schneider Electric em Grenoble vai permitir a realização destes testes em condições restritivas, refletindo as situações encontradas no decorrer da operação.

Desenvolvida pela Schneider Electric, esta inovação exigiu mais de 10 anos de investigação e desenvolvimento: uma nova tecnologia de isolamento baseada em ar puro que proporciona o mesmo desempenho elétrico que temos hoje, bem como as melhores condições de segurança para instalações e pessoas. Esta nova gama de equipamentos de distribuição secundária de MT eco responsáveis oferece a dupla vantagem de ser compacta e de incorporar toda a conectividade necessária para uma gestão de energia eficiente.

Schneider Electric Portugal
Tel.: +351 217 507 100 · Fax: +351 217 507 101
pt-atendimento-cliente@schneider-electric.com · www.se.com/pt

Translate »