Para além das proteções usuais contra sobrecargas e curto-circuitos, as instalações elétricas de Baixa Tensão devem também ser protegidas contra sobretensões e subtensões. As sobretensões são excessos de tensão, relativamente aos valores normalizados, que podem ocorrer nas I.U. provocadas por causas internas ou por causas externas. As subtensões são abaixamentos de tensão, relativamente aos valores normalizados, geralmente provocados por avarias na instalação ou na rede elétrica, nomeadamente: curto-circuitos, sobrecargas, fases à terra, entre outros.
Uma sobretensão é um aumento de tensão na instalação elétrica, relativamente aos valores usuais (em Baixa Tensão, temos como máximo admissível: 230 V + 6%). As sobretensões podem ter várias causas. Vamos dividir essas causas em dois grupos: sobretensões de origem atmosférica (externas) e sobretensões de origem interna.
As de origem atmosférica são provocadas por descargas elétricas associadas aos raios e podem ser de dois tipos: as que resultam de raios que caem sobre as linhas aéreas e que se propagam até às instalações elétricas; e as que resultam de raios que são atraídos diretamente para os edifícios e que criam, por indução eletromagnética, sobretensões na instalação elétrica.
As de origem interna têm várias causas, nomeadamente: sobretensões de manobras de aparelhos de comando, de manobra e de proteção de correntes elevadas com cargas muito reativas; e as passageiras, por defeitos temporários na rede.
Em qualquer das situações, as sobretensões criadas podem atingir valores bastante elevados, na ordem dos kV e produzirem correntes bastante elevadas, as quais podem ser da ordem dos kA.
José V. C. Matias
Licenciado em Engenharia Eletrotécnica (IST)
Professor do Ensino Secundário Técnico
Autor de Livros Técnico‑Didáticos de Eletricidade e Eletrónica
Para ler o artigo completo faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link de download da revista “o electricista” nº49. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt
Outros artigos relacionados
- Artigo “Qualidade de energia e perturbações da rede elétrica – 3.ª Parte” da edição 61 da revista “o electricista”;
- Artigo “A importância da proteção de energia para as indústrias modernas” da edição 68 da revista “o electricista”;
- Artigo “Proteção das pessoas contra choques elétricos” da edição 54 da revista “o electricista”;