LEI DE OHM
Vimos já que existem vários tipos de recetores, os quais provocam diferentes transformações energéticas. A Lei de Ohm, que agora estudamos, aplica-se apenas aos recetores ditos resistivos e lineares.
Um recetor resistivo é aquele que apresenta apenas ‘resistência elétrica’ (mais tarde, veremos que há recetores que têm reatância indutiva, reatância capacitiva, e outras), isto é, não possui reatância indutiva ou capacitiva. São exemplos de recetores resistivos: o reóstato, o potenciómetro, a resistência propriamente dita, o irradiador, entre outros.
Um recetor diz-se linear quando mantém constantes as suas caraterísticas, em toda a sua extensão e independentemente da corrente que o percorre e da tensão aplicada.
Façamos a montagem indicada na Figura.
A fonte de alimentação F.A. permite-nos variar a tensão U aplicada ao recetor R (reóstato, por exemplo). Com o voltímetro V medimos a tensão U aplicada; com o amperímetro A, medimos a intensidade de corrente que percorre o recetor R. Ligando o interruptor K aplicámos sucessivos valores de tensão, tendo registado as leituras de tensão U e de corrente I indicadas no Quadro.
Leituras | Leituras | Cálculos U / I |
---|---|---|
U ( V ) | I ( A ) | |
U1 = 3 | I1 = 0,03 | 100 |
U2 = 6 | I2 = 0,06 | 100 |
U3 = 9 | I3 = 0,09 | 100 |
U4 = 12 | I4 = 0,12 | 100 |
José V. C. Matias
Licenciado em Engenharia Eletrotécnica (IST)
Professor do Ensino Secundário Técnico
Autor de Livros Técnico‑Didáticos de Eletricidade e Eletrónica
Para ler o artigo completo faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link de download da revista “o electricista” nº54. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt
Outros artigos relacionados
- Artigo “eletrotecnia básica leis gerais do circuito elétrico – 4.ª Parte” da edição 53 da revista “o electricista”;
- Artigo “eletrotecnia básica: leis gerais do circuito elétrico – 3.ª Parte” da edição 52 da revista “o electricista”;
- Artigo “eletrotecnia básica: leis gerais do circuito elétrico – 1.ª Parte” da edição 50 da revista “o electricista”;
- Artigo “eletrotecnia básica: leis gerais do circuito elétrico – 2.ª Parte” da edição 51 da revista “o electricista”;
você pode gostar
-
Webinars técnicos para a indústria – Phoenix Contact
-
Introdução à série VFD: uma plataforma de desenho para aplicações BLDC
-
Conheça as vantagens do interruptor de acionamento tátil da Simon
-
Novos estudos da Schneider Electric preveem impacto da IA no consumo de energia
-
Ladetel da Televés Corporation com nova acreditação internacional