Revista o electricista

eletrotecnia básica: leis gerais do circuito elétrico - 2.ª Parte

eletrotecnia básica: leis gerais do circuito elétrico – 2.ª Parte (corrente contínua)

Conforme é sabido e já foi referido são os eletrões que se deslocam nos condutores e não os protões, os quais estão fixos…

Corrente contínua

Sentido real e sentido convencional

Conforme é sabido e já foi referido são os eletrões que se deslocam nos condutores e não os protões, os quais estão fixos no núcleo dos átomos. O sentido real da corrente contínua é o verdadeiro sentido do movimento dos eletrões, do corpo (ou terminal) com potencial negativo para o positivo, conforme se sugere na Figura 9.

Antigamente, quando se conhecia mal o fenómeno, a corrente elétrica era representada do potencial positivo para o negativo, pois consideravam que eram cargas positivas que se deslocavam. A este sentido da corrente, contrário ao sentido real, dá-se o nome de sentido convencional. O sentido convencional ainda é hoje utilizado nos esquemas, por comodidade de análise de circuitos e estabelecimento das equações elétricas.

SENTIDO REAL E SENTIDO CONVENCIONAL
FIGURA 9. SENTIDO REAL E SENTIDO CONVENCIONAL

Daqui em diante, iremos utilizar o sentido convencional da corrente, desde que nada seja dito em contrário.

Gerador de Corrente Contínua. Força eletromotriz

A Corrente Contínua é, como se disse, uma corrente unidirecional de valor constante, ao longo do tempo. Para manter constante o valor da corrente existe o gerador de Corrente Contínua que pode ser uma pilha, uma bateria (associação de pilhas) ou mesmo um dínamo. Atualmente, utilizam-se aparelhos chamados simplesmente “fontes de alimentação”, construídas à base de dispositivos eletrónicos e que nos permitem regular facilmente a tensão elétrica para o valor requerido.

Na Figura 10 representa-se um gerador a alimentar uma lâmpada de incandescência. Vejamos então o princípio de funcionamento do gerador de Corrente Contínua!

José V. C. Matias
Licenciado em Engenharia Eletrotécnica (IST)
Professor do Ensino Secundário Técnico
Autor de Livros Técnico‑Didáticos de Eletricidade e Eletrónica

Para ler o artigo completo faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link de download da revista “o electricista” nº51. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt

Outros artigos relacionados