eletrotecnia básica: leis gerais do circuito elétrico - 1.ª Parte

eletrotecnia básica: leis gerais do circuito elétrico – 1.ª Parte

Neste número 50 da revista vamos iniciar uma nova Unidade Didática, com o título “Leis Gerais do Circuito Elétrico”…

Neste número 50 da revista vamos iniciar uma nova Unidade Didática, com o título “Leis Gerais do Circuito Elétrico”. Nesta Unidade, vamos abordar o conjunto das principais Leis da Eletricidade/Eletrónica – ferramentas indespensáveis a qualquer técnico desta área profissional. A abordagem deste tema será feita de uma forma sequêncial, estabelecendo-se a adequada ligação entre cada assunto tratado.

O estudo de qualquer dispositivo ou recetor elétrico tem sempre como base o conjunto das leis gerais do circuito elétrico. Qualquer técnico de eletricidade ou eletrónica deve conhecer essas Leis Fundamentais da Eletricidade e da Eletrónica. Estamos a referir-nos, como é evidente, a leis como:

  • Lei de Ohm;
  • Lei da associação de resistências;
  • Lei de Joule;
  • Leis de Kirchhoff;
  • Teorema de Thévenin;
  • Leis do Magnetismo e Eletromagnetismo.

Só para referirmos algumas das mais importantes!

Ao longo desta nova Unidade Didática – Leis Gerais do Circuito Elétrico -, iremos abordar sucessivamente cada uma delas, de acordo com uma sequência lógica de aprendizagem, relacionando adequadamente os conceitos entre si.

POTENCIAL ELÉTRICO. DIFERENÇA DE POTENCIAL

Como sabemos, o átomo de qualquer elemento químico é constituído basicamente por um núcleo, com protões (carga elétrica positiva) e neutrões (sem carga elétrica), em torno do qual se movimentam os eletrões (carga elétrica negativa). A carga elétrica de cada eletrão é igual, em módulo, à do protão.

No estado neutro de qualquer átomo, o número de protões é igual ao número de eletrões, pelo que a sua carga elétrica total é nula

José V. C. Matias
Licenciado em Engenharia Eletrotécnica (IST)
Professor do Ensino Secundário Técnico
Autor de Livros Técnico‑Didáticos de Eletricidade e Eletrónica

Para ler o artigo completo faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link de download da revista “o electricista” nº50. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: [email protected]

Outros artigos relacionados

Translate »