instalações elétricas de baixa tensão - resistência de terra

eletrotecnia básica: instalações elétricas de baixa tensão – resistência de terra

5.ª Parte

A qualidade da instalação elétrica de baixa tensão implementada no interior da habitação ou local de trabalho é, sem dúvida, importante, mas se não for apoiada por um bom sistema de terra, pode tornar-se ineficiente e mesmo perigosa. No texto que se segue, apresentamos vários tipos de elétrodos de terra e respetivos cálculos da resistência de terra. Abordamos ainda os diferentes perigos provocados pela eletricidade, para os quais temos de estar sempre atentos.

C – Cálculo da resistência de terra

O cálculo da resistência do elétrodo de terra é diferente consoante o tipo de elétrodo ou o sistema de elétrodos utilizado. Dada a diversidade de soluções vamos, por isso, apresentar aqui as fórmulas para o cálculo da resistência de terra para apenas algumas das soluções utilizadas, de acordo com as Regras Técnicas de Instalações Elétricas de Baixa Tensão.

José V. C. Matias
Licenciado em Engenharia Eletrotécnica (IST)
Professor do Ensino Secundário Técnico
Autor de Livros Técnico‑Didáticos de Eletricidade e Eletrónica

Para ler o artigo completo faça o download gratuito da revista “o electricista” nº48. Verifique o seu email após o download. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt

      Selecione as sua(s) área(s) de interesse

      Utilize a tecla Ctrl para selecionar mais que uma opção

    Outros artigos relacionados

    Translate »