Revista o electricista

Eletricidade e energia: formação tecnológica especializada

Eletricidade e energia: formação tecnológica especializada

Num mercado de trabalho em constante evolução, é essencial que os profissionais da área elétrica e de energia atualizem os seus conhecimentos regularmente para que se possam destacar e tornar o seu perfil mais competitivo.

O IEP – Instituto Electrotécnico Português, reconhecido pela DGERT como uma entidade formadora, desempenha um papel crucial na capacitação e no desenvolvimento das competências necessárias para atuar nestes setores estratégicos.

Conheça algumas das formações em destaque.

Instalação e dimensionamento de sistemas fotovoltaicos

O curso de Instalação e Dimensionamento de Sistemas Fotovoltaicos é um programa completo e prático, criado para capacitar os participantes na conceção, instalação e dimensionamento eficiente e seguro de sistemas solares fotovoltaicos. Destina-se especialmente a técnicos que desejem realizar instalações e projetar/dimensionar sistemas fotovoltaicos.

Para além dos conhecimentos técnicos adquiridos, serão também abordadas as disposições legislativas em vigor, nomeadamente o Decreto-Lei 15/2022, de 14 de janeiro.

Com uma duração de 24 horas, o curso inclui 16 horas teóricas em formato online, durante as quais serão analisados estudos de caso relativos ao dimensionamento de projetos, e 8 horas de componente prática em regime presencial, com a realização de duas instalações, uma com inversor centralizado e outra com microinversores. Para saber mais sobre este curso, aceda ao nosso website.

Projeto de redes aéreas de MT/AT

As redes de Transporte e Distribuição de Energia Elétrica desempenham um papel fundamental no desenvolvimento de um país, proporcionando-lhe a capacidade de transformar e melhorar a vida de muitas pessoas, garantindo-lhes conforto e dignidade.

Cada vez mais, é urgente a necessidade de planeamento e conceção adequados, que não só influenciam o bem-estar da população, mas também a prosperidade do país. Manter uma rede fiável, com perdas reduzidas ao mínimo possível, é essencial para diminuir a diferença entre a produção, o consumo e as perdas desnecessárias.

O curso em Projeto de Redes Aéreas de MT/AT, promovido pelo IEP, tem como principal objetivo fornecer aos formandos as ferramentas necessárias para projetar com responsabilidade, sentido crítico e um conhecimento abrangente de cálculo (tanto mecânico como elétrico), bem como de todos os equipamentos envolvidos na rede. Quer saber mais sobre este curso? Consulte todas as informações aqui.

Manutenção de instalações elétricas BT – Baixa Tensão

A formação em Manutenção de Instalações Elétricas BT – Baixa Tensão foi concebida a pensar nos técnicos que realizam atividades em instalações elétricas de baixa tensão em infraestruturas industriais, comerciais, residenciais, de telecomunicações, entre outras.

É essencial que os profissionais que desempenham esta função possuam uma formação profissional adequada, em conformidade com as diretrizes estabelecidas na legislação nacional e comunitária. A formação promovida pelo IEP aborda temas que contribuem para o aumento da competência, eficiência e segurança dos profissionais que trabalham nesta área. Consulte o programa e objetivos deste curso na íntegra.

Poderá ainda consultar na íntegra o Catálogo de Formação do Grupo IEP, com ações nas áreas do Ambiente, Telecomunicações, Eletricidade e Energia, Segurança e Saúde do Trabalho, Qualidade, Ensaios Não Destrutivos, Soldadura e Proteção e Segurança Radiológica.

IEP – Instituto Electrotécnico Português
Tel.: +351 229 570 000/15 · Fax: +351 229 530 594
info@iep.pt · www.iep.pt

Translate »