EcoDesign na Fuji Electric

EcoDesign – Requisitos energéticos e ambientais – Fuji Electric

A Fuji Electric informou em comunicado o cumprimento da Diretiva de EcoDesign para os seus variadores de baixa tensão.

No passado dia 1 de julho entrou em vigor a Diretiva de EcoDesign 2019/1781 da União Europeia, que estabelece os requisitos energéticos e ambientais obrigatórios para os produtos energéticos, entre os quais se encontram os variadores de baixa tensão. O objetivo da diretiva de EcoDesign é que os fabricantes de produtos que consomem energia, se vejam obrigados, na fase de conceção, a reduzir o consumo de energia e emissões de CO2 e a cumprir medidas ecológicas relacionadas com o uso de materiais, problemas com resíduos e reciclagem.

O aumento de eficiência energética, a redução das emissões de gases de efeito estufa e o advento da economia circular no contexto nacional, europeu e mundial são cada vez mais os fundamentos de conceção de políticas. Para lidar com estas questões ao nível da política de produto, a União Europeia criou instrumentos regulamentares para garantir que através da conceção ecológica (EcoDesign) os fabricantes concebem e colocam no mercado produtos energeticamente mais eficientes, menos poluentes, mais duráveis, recicláveis e reparáveis (através da Diretiva 2009/125/CE e respetivos Regulamentos de execução) (…) com particular enfoque no consumo de energia e desejavelmente ao longo de todo o ciclo de vida, podendo refletir-se na seleção e utilização de matérias-primas, fabrico, embalagem, transporte e distribuição, instalação e manutenção, utilização e fim de vida” [1].

A Fuji Electric informou em comunicado o cumprimento da Diretiva de EcoDesign para os seus variadores de baixa tensão. No website da marca é agora possível consultar uma nova secção – EcoDesign – onde é possível fazer o download dos documentos com a seguinte informação para cada série de variadores: Eficiência do variador [%] a (0;25), (0;50), (0;100), (50;25), (50;50), (50;100), (90;50), (90;100) condições e standby [%]; classe de eficiência (IE2); nome ou marca comercial do fabricante, número de registo comercial e morada; capacidade nominal de saída [kVA], potência nominal de motor [kW], corrente nominal de saída [A], temperatura máxima de funcionamento [ºC], frequência de alimentação nominal [Hz] e tensão de alimentação nominal [V]. A Fuji Electric continuará a investir no desenvolvimento global do seu negócio a nível energético e ambiental, assumindo o compromisso com as questões ambientais e ajudando a criar uma sociedade sustentável.

Bresimar Automação, S.A.
Tel.: +351 234 303 320 · Tlm.: +351 939 992 222
bresimar@bresimar.pt · www.bresimar.com

Translate »