Díodo retificador

Díodo retificador

O díodo retificador é um componente semicondutor, constituído por uma junção PN. Este é um dos…

O que é?

O díodo retificador é um componente semicondutor, constituído por uma junção PN. Este é um dos componentes mais utilizados na eletrónica.

Como funciona?

Quando é polarizado diretamente, o díodo retificador apresenta uma resistência elétrica baixa, entrando facilmente à condução. Por outro lado, quando polarizado inversamente, a sua resistência elétrica é muito elevada, ficando este ao corte. Assim, o díodo retificador conduz facilmente a corrente elétrica, quando polarizado diretamente, e impede praticamente a sua passagem, quando polarizado inversamente.

Curva caraterística

A Figura 1 mostra-nos a curva caraterística do díodo retificador. Esta curva mostra-nos o funcionamento deste em polarização direta e em polarização inversa.

Figura 1. Curva caraterística do díodo retificador.

Da análise da curva caraterística, podemos concluir o seguinte: Em polarização direta, com o aumento da tensão da fonte, verificamos que a corrente elétrica é muito baixa até um determinado valor de tensão – tensão de arranque ou tensão de joelho (≈ 0,6 V a 0,7 V em díodos de silício ou 0,2 V a 0,3 V em díodos de germânio). A partir destes valores, é vencida a barreira de potencial do díodo e verificasse um aumento brusco da corrente elétrica, mantendo-se praticamente constante, a tensão elétrica aos terminais do díodo.

Paula Domingues
Formadora nas áreas de Eletrónica,
Telecomunicações, Automação e Comando, IEFP – Évora

Para ler o artigo completo faça o download gratuito da revista “o electricista” nº59. Verifique o seu email após o download. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt

      Selecione as sua(s) área(s) de interesse

      Utilize a tecla Ctrl para selecionar mais que uma opção

    Outros artigos relacionados

    Translate »