Dois dos elementos-chave neste contexto são a utilização de invólucros adequados, concebidos para resistirem a condições climatéricas adversas, e uma gestão térmica eficiente.
Porque é tão importante escolher os invólucros adequados para instalações elétricas exteriores?
Os armários para instalações elétricas exteriores devem cumprir critérios rigorosos de resistência e durabilidade, especialmente em áreas expostas a alterações climáticas extremas. A corrosão, por exemplo, é um risco importante em ambientes industriais e marítimos.
As flutuações de temperatura e a humidade podem gerar condensação no interior dos armários, o que aumenta o risco de falhas elétricas e de corrosão dos componentes.
De facto, a condensação é a causa mais relevante da corrosão que afeta os equipamentos elétricos e eletrónicos. É causada pela combinação de elevada humidade relativa atmosférica e baixa temperatura ambiente; e aumenta o risco de avaria e reduz a vida útil dos equipamentos.
Além disso, os ambientes exteriores exigem uma proteção adequada contra a entrada de poeiras, água e outros agentes que possam comprometer o estado dos equipamentos.
A recomendação que fazemos é utilizar um polímero, que é ideal para contrariar estes efeitos. É o caso da gama de armários de exterior PanelSeT da Schneider Electric – são fabricados em poliéster reforçado com fibra de vidro, oferecendo uma solução robusta e leve com isolamento elétrico de Classe II.
Caraterísticas dos armários de exterior PanelSeT
Estes armários de exterior foram concebidos para resistir a condições climatéricas extremas, impactos e até ao vandalismo. Não são afetados pela vibração ou pelo vento, têm propriedades anticorrosivas, são autoextinguíveis e garantem a maximização da vida útil dos armários. Isto torna-os uma escolha ideal para infraestruturas críticas, como iluminação pública, estações de tratamento de água, telecomunicações e estações de carregamento de veículos elétricos.
A gestão térmica é outro aspeto fundamental para manter a segurança e a eficiência das instalações elétricas exteriores. A condensação no interior dos quadros elétricos pode causar curto-circuitos e danificar os componentes. Para evitar esta situação, são essenciais sistemas de aquecimento e ventilação adequados. Estes sistemas ajudam a regular a temperatura no interior dos painéis elétricos, evitando a acumulação de humidade e mantendo a integridade dos equipamentos.
Fernando Ferreira
Panel Builder & EcoXpert Channel Manager Iberia
Schneider Electric Portugal
Tel.: +351 217 507 100 · Fax: +351 217 507 101
pt-atendimento-cliente@schneider-electric.com · www.se.com/pt
Para ler o artigo completo faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link dedownload da revista “o electricista” nº 90. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt
Outros artigos relacionados
- Artigo “Proteção de instalações elétricas: estimativas de correntes de curto-circuito e condições de proteção” da edição 90 da revista “o electricista”;
- Livro “Instalações Elétricas de Baixa Tensão – Aparelhagem de Proteção, Comando e Seccionamento” presente na estante da revista “o electricista”;
- Livro “Conceitos Gerais de Segurança – Na construção, Manutenção e Exploração das Instalações” presente na estante da revista “o electricista”;
- Dossier “Manutenção de instalações elétricas e armazenamento de energia” da edição 59 da revista “o electricista”;
você pode gostar
-
Eletrificação de réguas de bornes, rápida e sem esforço com tecnologia Push-X
-
CIRCUTOR: peças-chave no quebra-cabeça da transição energética
-
Proteção mecânica das instalações elétricas, garantia de segurança e eficiência!
-
Soluções de carregamento OCPP Z-BOX da TEV
-
Subestações de transformação: a revolução digital