Revista o electricista

De que forma podem os datacenters crescer de um modo sustentável e aumentar a sua eficiência com a UPS adequada?

De que forma podem os datacenters crescer de um modo sustentável e aumentar a sua eficiência com a UPS adequada?

Ao escolher um novo sistema de UPS, os operadores de datacenters devem procurar uma solução que apoie os objetivos globais e tire partido dos avanços tecnológicos mais recentes para proporcionar eficiência, sustentabilidade, adaptabilidade, resiliência e segurança.

A procura de capacidade adicional em datacenters é crescente: a Gartner prevê que os gastos do utilizador final na infraestrutura de datacenters a nível global atinjam os 200 mil milhões de dólares ainda este ano, um aumento de 6% face às despesas em 2020.

Os operadores de datacenters empresariais, cloud e fornecedores de serviços, bem como as instalações de colocation, estão sob uma grande pressão para satisfazer a procura crescente; melhorar o tempo de atividade e o desempenho; gerir os custos; e progredir nos objetivos de sustentabilidade da sua organização. Uma das abordagens mais adequadas para lidar com estes desafios consiste em selecionar a fonte de alimentação ininterrupta (UPS) certa para cada datacenter.

Principais considerações sobre UPS para datacenters

Ao escolher um novo sistema de UPS, os operadores de datacenters devem procurar uma solução que apoie os objetivos globais e tire partido dos avanços tecnológicos mais recentes para proporcionar eficiência, sustentabilidade, adaptabilidade, resiliência e segurança.

Sustentabilidade e poupanças de energia

Para os operadores de datacenters, a sustentabilidade não é apenas um complemento útil: é um fator de diferenciação competitivo. Os clientes estão a começar a levar o tema da sustentabilidade muito a sério. A seleção de uma UPS com um modo de poupança de energia contribui para alcançar a eficiência no consumo de energia que é esperada pelos operadores de datacenters modernos, combinada com a promessa de operações de alta eficiência para reduzir custos e aumentar a qualidade da alimentação elétrica. Adicionalmente, uma UPS com bateria de iões de lítio tem uma esperança de vida útil 2 a 3 vezes superior, quando comparada com as baterias VRLA tradicionais.

Espaço

A área disponível dentro de um datacenters é sempre reduzida e extremamente valiosa, sendo necessário otimizá-la da melhor forma. Os operadores devem procurar uma UPS que seja compacta e de alta densidade, mas que não comprometa os objetivos de conseguir mais disponibilidade, eficiência operacional, requisitos de sustentabilidade e controlo do custo total de propriedade (TCO, na sua sigla em inglês).

Plataforma modular e escalável

A inovação no design dos sistemas de UPS levou a soluções modulares e escaláveis, que permitem aos operadores de datacenters dimensionarem corretamente as suas UPS para a satisfação das necessidades atuais e, ao mesmo tempo, garantir o futuro dos seus investimentos, adicionando facilmente módulos de potência para expandir e adaptar o equipamento de acordo com as necessidades de crescimento.

Substituição com energia

Para complementar a arquitetura modular e escalável, o ideal é que a UPS possua caraterísticas inteligentes como a “troca energizada”, permitindo que a adição e/ou a substituição dos módulos de potência seja realizada com um período de inatividade mínimo, e aumentando em simultâneo a proteção para os operadores e técnicos de assistência.

Monitorização, gestão e adaptação remota

A capacidade de monitorização, gestão e adaptação remota de última geração pode oferecer aos operadores uma visibilidade geral do sistema, de modo a solucionar os problemas de forma proativa e manter o tempo de atividade.

Encontrar a UPS trifásica certa

Várias empresas, como a Schneider Electric, fizeram o levantamento das necessidades dos operadores de datacenters e continuam a aperfeiçoar a sua oferta de UPS trifásicas para dar resposta à procura crescente. Soluções como a nova UPS Galaxy VL de 200-500 kW proporcionam uma gama completa de funcionalidades inovadoras e as principais vantagens que os operadores de datacenters procuram, como por exemplo:

Cumprir os objetivos de sustentabilidade

A Galaxy VL é um produto Green PremiumTM e é compatível com baterias de iões de lítio de longa duração que oferecem uma esperança de vida útil 2 a 3 vezes superior à das baterias VRLA. Para além disso, pesam 60 a 70% menos e são capazes de funcionar a temperaturas mais elevadas. Quando funcionam no modo ECOnversion™ de poupança de energia da Schneider Electric, os Data Centers podem esperar uma imbatível combinação de qualidade de alimentação elétrica, eficiência de 99% e ROI de 100% no período de dois anos através da poupança na fatura de energia.

Eficiência energética

A par dos esforços de sustentabilidade, a eficiência da UPS é um fator crítico. A Galaxy VL possui 97% de eficiência no modo de funcionamento de dupla conversão e ocupa menos 50% de espaço do que a média do setor.

Adaptabilidade a um mercado em crescimento

Com as exigências em constante mudança, a escala dos datacenters deve ser facilmente ajustável. A plataforma modular e escalável da Galaxy VL permite às organizações aumentar a potência sem terem de aumentar as dimensões da UPS, adicionando módulos de potência de 50 kW. Isto ajuda-as a otimizar o seu TCO, investindo apenas na capacidade necessária em cada momento. Adicionalmente, a instalação, conexão e funcionamento dos novos módulos são simples. O design modular e a capacidade de troca energizada, Live Swap, possibilitam uma expansão atempada e simples dos datacenters, sem interrupções não programadas, melhorando a continuidade do negócio e aumentando a proteção dos colaboradores.

Resiliência para maximizar o período de atividade

A Galaxy VL reduz a vulnerabilidade a interrupções não planeadas e permite que as organizações maximizem a continuidade e a fiabilidade da alimentação elétrica. Com a sua capacidade Live Swap, reduz também o risco de ocorrência de arcos elétricos. Paralelamente, o pacote de software e serviços EcoStruxureTM IT da Schneider Electric oferece monitorização e insights baseados em dados para otimizar a resiliência e o desempenho dos datacenters. Permite, igualmente, uma resolução de problemas proativa, reduzindo as interrupções não planeadas.

Vantagens das UPS modernas

As UPS como a Galaxy VL são adequadas para datacenters de média e grande escala, Edge Computing, Cloud Computing, telecomunicações e redes, bem como para instalações comerciais e industriais. A sua tecnologia compacta, de alta densidade e a arquitetura tolerante a falhas maximizam a disponibilidade, a eficiência operacional e a proteção da carga crítica, minimizando ao mesmo tempo o TCO.

O design modular do sistema permite às organizações ampliar as suas operações para dar resposta às necessidades de negócio em constante mudança. Este modelo de investimento à medida que se cresce reduz a injeção de capital e o TCO. À medida que a procura aumenta, as organizações podem adicionar módulos de alta eficiência, estando a Galaxy VL sempre online e totalmente operacional com a funcionalidade Live Swap.

O design modular aumenta igualmente a redundância interna sem aumentar os requisitos de espaço. A Galaxy VL proporciona uma eficiência até 99% no modo ECOnversion, e de até 97% no modo de dupla conversão.

Descobrir a Galaxy VL

Escolher a UPS certa é uma parte crucial da estratégia de adaptação às crescentes exigências do mercado dos datacenters, no que toca aos objetivos de tempo de atividade, eficiência e sustentabilidade. Obtenha mais informações sobre a UPS Galaxy VL e como pode trazer benefícios ao seu datacenters.

Connheça o Galaxy VL

Gabriel Longo
Secure Power & Field Services Sales Manager
Schneider Electric Portugal

Translate »