Muitos dos riscos da instalação de cabos de dados de alumínio cobreado (CCA) são de crítica importância, tanto para a segurança como para um rendimento satisfatório e contínuo do produto no âmbito das aplicações previstas.
É provável que os cabos de alumínio cobreado (CCA) sejam desenhados para enganar o comprador, o instalador e, finalmente, o proprietário da instalação. A sua utilização pode pôr em perigo a vida das pessoas. As normas europeias em vigor existem para prevenção de acidentes, seja no caso de cabos de energia de muito alta tensão ou de cabos de dados de tamanho mais reduzido o resultado geral pode chegar a ser o mesmo.
Infraestruturas comuns de telecomunicações (ITC)
O manual ITED estipula claramente que “as infraestruturas genéricas são elementos básicos de qualquer rede de comunicações eletrónicas. Aplicam-se a todos os tipos de edifícios e topologias de rede, sendo o ponto de partida para a elaboração de qualquer projeto de telecomunicações. Têm por base as Normas Europeias das séries EN 50173 e EN 50174” e que serão utilizados pares de cobre (PC).
Alejandro Puertas
Prysmian Group
Para ler o artigo completo faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link de download da revista “o electricista” nº79. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt
Outros artigos relacionados
- Dossier “Cabos elétricos e telecomunicações” da edição 56 da revista “o electricista”;
- Dossier “Telecomunicações e segurança” da edição 76 da revista “o electricista”;
- Dossier “Projeto eletrotécnico de infraestruturas de telecomunicações” da edição 72 da revista “o electricista”;
- Dossier “Telecomunicações” da edição 50 da revista “o electricista”;