Revista o electricista

CTEL com COS FY para correção do fator de potência

CTEL com novo equipamento dinâmico COS FY para correção do fator de potência, compensação da energia reativa e eliminação dos harmónicos da sua instalação

O COS FY é uma solução completa e inovadora para a correção contínua do fator de potência e devida filtragem de harmónicos na instalação elétrica industrial ou comercial.

O COS FY sendo um equipamento totalmente estático, constitui uma solução completa e inovadora para instalações industriais ou comerciais, onde se verifique a existência de grandes consumos de energia reativa associados a um baixo fator de potência e à existência em simultâneo de um regime de cargas muito desequilibradas. O seu design modular e a sua estrutura compacta permitem aumentar facilmente o número de módulos de potência reativa, acompanhando assim a constante evolução e as novas necessidades da própria instalação elétrica industrial e isso faz com que se torne ideal para a correção contínua do fator de potência e para assegurar também a correta e a devida filtragem de harmónicos na instalação.

Algumas das principais caraterísticas do COS FY são a capacidade de correção de potência reativa até 250 kVAR por cada armário, regulação da energia reativa de forma instantânea, tempo de reação dinâmico de 25 μs, compensação de cargas indutivas e capacitivas de forma a atingir o F.P. = 0,99, módulos hot-swap de 50 kVAR em formato de rack por cada armário, possibilidade de ligar vários armários em paralelo, promoção do equilíbrio de fases na instalação e filtragem de harmónicos até ao 13.º harmónico.

A aplicação de COS FY é recomendada em empresas industriais, centros comerciais, centros de dados e de comunicações, hospitais, telecomunicações, entre outros, e de uma forma geral em todas as instalações elétricas onde se possam registar problemas elétricos ao nível da energia reativa e do baixo fator de potência da instalação ou a existência de elevado teor de harmónicos circulantes e a eventual ocorrência de elevado desequilíbrio de fases.

CTEL – Companhia de Tecnologias de Empresa, Lda.
Tel.: +351 228 300 500 · Fax: +351 228 300 672
ctel@ctel.pt · www.ctel.pt