Revista o electricista

configurar e programar sistemas de módulos lineares multiaxiais da igus

Configurar e programar sistemas de módulos lineares multiaxiais da igus

A semelhança a um jogo e as características adicionais tornam o configurador online de sistemas de módulos lineares multiaxiais económicos ainda mais intuitivo.

Com a ajuda do motor de jogos Unity, a igus melhorou o seu configurador online de sistemas de módulos multiaxiais económicos, aumentando ainda mais a sua eficiência. Agora, é possível configurar um sistema de módulos multiaxiais pronto a ligar de forma rápida e fácil – em apenas cinco minutos e com informação instantânea sobre os preços. Com a ajuda das ferramentas online, qualquer solução de automação pode ser programada e testada diretamente na área de trabalho selecionada e também carregar os dados CAD e um desenho. Mesmo as pequenas e médias empresas podem entrar
facilmente no mundo da automação – sem o conhecimento dos especialistas ou do software CAD.

Aumentar a eficiência, reduzir os erros e diminuir os custos: muitas empresas estão a reconhecer os benefícios da automação dos processos. Mas escolher o robot certo pode consumir muito tempo, e tempo é dinheiro. No ano passado, a igus desenvolveu um configurador online para facilitar a entrada no mundo da automação. Com apenas alguns cliques, os clientes podem facilmente configurar sistemas de módulos lineares multiaxiais económicos prontos a ligar. Estes estão disponíveis sem sistemas de comando a partir de 1000€ por unidade, e com um sistema de comando e software a partir de aproximadamente 4000€. “Desde o lançamento do configurador, recebemos muitos feedbacks positivos sobre a simulação de aplicações e da utilização intuitiva”, diz Alexander Mühlens, responsável da divisão de Automação e Robótica da igus. “No entanto, questionamos-nos: Podemos continuar a melhorar o desempenho com este feedback? A resposta foi um categórico sim. Como resultado, otimizamos ainda mais o configurador e acrescentámos novas funcionalidades”.

Configurar sistemas robóticos personalizador — ainda mais fácil graças à plataforma semelhante a um jogo

Para a nova versão do configurador, os programadores da igus utilizaram a Unity – uma plataforma utilizada no desenvolvimento de jogos para PC e consolas de jogos. O funcionamento do configurador é simultaneamente intuitivo. E funciona da seguinte forma: no primeiro passo, o utilizador escolhe a cinemática, por exemplo, linear, compacto ou um sistema robótico. A vista faz lembrar um menu de um jogo, onde, por exemplo, os jogadores selecionam os carros para utilizar numa corrida.

Com as configurações standard, o sistema robótico adequado pode ser rapidamente escolhido em perfeitas condições. Pela primeira vez é agora possível elaborar e consultar um sistema de módulos lineares especial. Quer seja uma máquina de gelados, um sistema de medição ou um robot de paletização: várias aplicações precisam de cumprir normas especiais de segurança, por exemplo proteção a salpicos metálicos ou trabalharem em espaços de instalação muito confinados. O configurador online permite consultar sistemas de módulos multiaxiais especiais que cumpram os requisitos específicos da sua aplicação individual.

Modelo 3D permite visualizar o espaço de instalação e os movimentos dos módulos lineares multiaxiais

O 2.º passo: configurar o sistema de módulos lineares multiaxiais. Os eixos aqui disponíveis podem ser utilizados para definir os comprimentos do curso dos eixos X, Y e Z com uma precisão milimétrica.

Um modelo 3D dinâmico do sistema de módulos lineares multiaxiais, que pode ser rodado em todas as direções, permite visualizar as configurações em tempo real. “Adicionámos aqui uma nova função”, diz Mühlens alegremente. “Com um clique é possível visualizar também, o espaço de instalação do sistema de módulos lineares multiaxiais. Para tal, utilizamos áreas coloridas. Isto dá aos utilizadores uma visão de quanto espaço a sua solução de automação ocupa”. Para garantir transparência em termos de custos, os utilizadores recebem também uma visualização instantânea do preço da sua solução de automação. Os utilizadores avançados podem também exportar o modelo 3D num ficheiro STEP e processá-lo em qualquer programa CAD. Com o configurador online é mesmo possível definir os movimentos do robot – introduzindo alguns parâmetros e sem conhecimentos de programação. “Com esta função, seguimos o lema ‘Testar antes de investir’. Graças ao modelo 3D com movimento, os utilizadores ganham a perceção dos movimentos dos sistemas e dos tempos de ciclo”, afirma Mühlens. Depois da programação online, o ficheiro pode ser apresentado em realidade virtual, através de uma aplicação ou carregado no sistema de comando do sistema robótico real.

Encomende online: e pouco tempo depois receba o seu sistema robótico

Se os utilizadores estiveremsatisfeitos com a configuração do sistema de módulos multiaxiais, os próximos passos são: selecionar um sistema de comando adequado que complete o sistema de módulos multiaxiais numa solução robótica low-cost pronta a ligar – quer esteja pronto a usar com o controlador da igus ou numa versão “faça você mesmo” com um kit de comando D1 dryve para o sistema. Pouco tempo depois da encomenda online, a solução de automação é entregue.

Os sistemas de módulos multiaxiais em tamanhos standard, pré-montados, estão mesmo prontos para serem enviados no prazo de 24 horas. Outra vantagem: graças aos polímeros autolubrificados da igus, todos os sistemas configuráveis são 100% isentos de manutenção e limpos em todos os pontos de apoio. E os componentes adicionais como as garras, sistemas de visão, motores e sensores estão disponíveis para os principiantes na automação através do mercado de automação low cost RBTX.

igus®, Lda.
Tel.: +351 226 109 000
[email protected] · www.igus.pt
pt.linkedin.com/company/igus-portugal
www.facebook.com/IgusPortugal

Translate »