Revista o electricista

carregadores inteligentes NPB

Configuração de carregadores inteligentes NPB

O carregador inteligente da série NPB possui uma função de deteção de pressão inteligente e pode ser usado para carregar as baterias de várias marcas de monociclos, veículos elétricos de controlo remoto, entre outros.

O carregador inteligente da série NPB, fabricado pela MEAN WELL e distribuído pela Electrónica OLFER, permite 2 formas de controlo de carregamento: carregamento automático (perfil pré-programado) ou controlo em tempo real através da interface CANBus.

O carregamento é um processo que fornece uma corrente controlada dentro de uma gama de tensão controlada por dispositivos de carregamento para baterias. Segundo a configuração das células da bateria, a corrente e a tensão de carga podem ser diferentes e dependendo das caraterísticas químicas e elétricas, a configuração de carregamento pode ser em 2 ou 3 etapas. Um carregamento de 2 etapas começa com uma fase de carregamento de corrente constante seguida por uma fase de tensão constante. Um perfil de carregamento de 3 etapas estende a fase de carga de tensão constante por ter uma tensão de carga flutuante para carregar totalmente as baterias (tipo chumbo-ácido). A Tabela 1 e a Figura 1 mostram esses métodos de controlo de carga comummente usados.

Figura 1
 Etapa 1Etapa 2Etapa 3Tipo de Baterias
2 EtapasCorrente ConstanteTensão constante Li-ion
3 EtapasCorrente ConstanteTensão BoostTensão FloatPlomo-ácido
Tabela 1

Para executar os processos de carregamento, o sistema de controlo deve ser implementado dentro do carregador ou num sistema externo de gestão de bateria (BMS). Isso pode ser feito pré-instalando o perfil de carregamento selecionado num carregador inteligente, como NPBs, para que, quando o carregador detetar uma bateria, ele inicie o processo de carregamento automaticamente segundo o perfil de carregamento pré-programado. Outra forma é executar o sistema de controlo através de um BMS externo com a ajuda de uma interface de controlo digital.

No website da Electrónica OLFER pode encontrar este carregador inteligente (série MEAN WELL NPB). Dispositivo com potência de carregamento entre 450-1700 W que oferece uma confortável interface programável pelo utilizador, além do protocolo de comunicação CANBus para um controlo avançado através de BMS externo. Com possibilidade de configuração flexível para responder aos requisitos do seu sistema ou aplicação.

A MEAN WELL registou um pedido de patente para o NPB Smart Charger, que tem a capacidade de carregar baterias com vários requisitos de carregamento. Tendo como exemplo o NPB-450-72, com uma potência de carregamento de 54 V-100 Vdc. Quando definido para o modo de deteção de voltagem inteligente, pode carregar uma bateria do tipo A com voltagem de carga de 68 V e bateria do tipo B, C (80 V). O único requisito é que a bateria incorpore um sistema BMS.

A deteção de tensão inteligente determina a resistência interna da bateria e as diferenças de tensão transiente (inclinação dv/dt) usando 2 correntes de carga diferentes. O carregador deve parar de carregar quando a inclinação destes dois parâmetros se tornar positiva.

A série NPB possui uma função de deteção de pressão inteligente e pode ser usada para carregar as baterias de várias marcas de monociclos, veículos elétricos de controlo remoto, entre outros.

Electrónica OLFER
Tel.: +351 234 198 052 · Fax: +351 234 198 053
portugal@olfer.com · www.olfer.com

Translate »