A construção – sustentabilidade e automação

Conferência KNX: a construção – sustentabilidade e automação

Rui Horta Carneiro, Secretário Executivo da Associação KNX Portugal, encerrou o evento apresentando as principais conclusões do evento, as quais assentaram na ideia fundamental de que as smart cities apenas são possíveis e desejáveis se a Transformação Digital em curso se basear em Inteligência e Sustentabilidade.

A Associação KNX Portugal organizou a Conferência KNX CONSTRUÇÃO – SUSTENTABILIDADE E AUTOMAÇÃO: Edifícios, Cidades e Mobilidade, que decorreu ao longo de todo o dia 4 de novembro, no Auditório do ISEL em Lisboa, com o apoio do ISEL – Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, do IEP – Instituto Eletrotécnico Português e da Ordem dos Engenheiros, a qual decorreu em formato híbrido – presencial e online. A manhã, foi dedicada à apresentação de Soluções KNX por parte de algumas Empresas Associadas, designadamente pela ATEC, pela BEG, pela Duarte Neves, pela F. Fonseca, pela Jung, pela Morgado & Ca e pela Schneider. No vasto Hall do Auditório decorreu ainda uma Exposição de Empresas Associadas.

À tarde, após a abertura da Conferência pelo Presidente do ISEL, Prof. Dr. José Peixoto do Nascimento e pelo Dr. Rui Horta Carneiro, Secretário Executivo da Associação KNX Portugal, os trabalhos iniciaram-se com uma Comunicação do Bastonário da Ordem dos Engenheiros, Eng. Carlos Mineiro Aires, o qual reafirmou a sua convicção na excelência da Engenharia em Portugal e de que a Tecnologia será cada vez mais uma ponte para o Desenvolvimento e Qualidade de Vida dos cidadãos. O primeiro painel foi dedicado aos Sistemas de Automação e a nova Regulamentação Europeia e Portuguesa, no qual o Eng. Francisco Pombas da Domótica SGTA abordou com grande profundidade o tema Soluções de Integração e Automação, a que seguiu o Eng. Rui Fragoso da ADENE com uma detalhada e exaustiva apresentação sobre SAC e nova regulamentação portuguesa , e finalmente foi apresentado um projeto concreto e que venceu o Prémio KNX 2020, o THE WALL HOUSE – projeto de uma villa em Cascais, trazido pelo Arquiteto Marco Marinho e pelo Eng. Sérgio Franco da Euro domótica, fechando o painel da melhor forma ilustrando com um exemplo dum edifício de Autor, de elevadíssimo nível e sofisticação na simplicidade com o auxílio da melhor tecnologia KNX na automação. O painel seguinte focou-se no tema geral Cidades Inteligentes, Mobilidade e Gestão de Território, e foi aberto com uma excelente e emotiva Comunicação do Prof. Dr. Miguel de Castro Neto da NOVA IMS, subordinada ao tema do painel, e onde se destacou a preocupação com a completa integração de sistemas na Cidade moderna e a necessária Inteligência na Governação e Gestão dos Territórios. Falou de smart cities e de internet das coisas, da avassaladora onda tecnológica e também dos riscos que envolve. A que se seguiu a Intervenção do Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Fernando Paulo Ferreira, que destacou a importância da Cidade ao serviço dos cidadãos, das novas centralidades mesmo nas periferias e o conforto e o tempo dedicado às Pessoas. A fechar este painel, o Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras mostrou a sua visão sobre o tema, bem como as políticas que tem implementado em Cascais em matéria de mobilidade, de sustentabilidade e de smart cities, um Município de referência nacional e internacional nestas áreas.

Já o último painel debruçou-se sobre a Construção Sustentável – desafios, regulação e fiscalização, com uma Intervenção do Presidente do IMPIC – Instituto dos Mercados Públicos, Imobiliário e Construção, Dr. Fernando Batista, a qual se centrou sobretudo na Regulação do Sector, nas necessidades de Fiscalização e ainda no Controlo da Contratação Pública, área igualmente sob a tutela do IMPIC. Por último, o Presidente da ADENE – Agência para a Energia, Dr. Nelson Lage, teve oportunidade de na sua Comunicação destacar a necessidade de uma cada vez maior Sustentabilidade na Construção e dos principais contributos que a ADENE está a dar nesse sentido, designadamente nas áreas da Energia, da Água e da Formação e Qualificação.

Rui Horta Carneiro, Secretário Executivo da Associação KNX Portugal, encerrou o evento apresentando as principais conclusões do evento, as quais assentaram na ideia fundamental de que as smart cities apenas são possíveis e desejáveis se a Transformação Digital em curso se basear em Inteligência e Sustentabilidade. Defendeu ainda este responsável, que o Tempo e o Conforto que as Pessoas procuram só é possível como consequência da Eficiência Energética, da Gestão Inteligente da Informação na Gestão das Cidades, da plena Integração de Sistemas de Automação e Controlo e da Segurança, incluindo da cyber segurança, de que o Protocolo KNX, um sistema aberto e com mais de 500 Fabricantes a nível mundial, é o melhor exemplo, integrando múltiplas Normas Técnicas Internacionais.

Associação KNX Portugal
Tel.: +351 916 575 180
rui.carneiro@knx.pt ∙ www.knx.pt

Translate »