Este tipo de conectores foi desenvolvido na década de 1930 para aplicações militares, são normalmente designados por MS – Militar Standard, com carcaça em alumínio com acabamento em cor verde.
Presentemente o seu uso tem-se generalizado e além de uso militar, também são usados em circuitos de controlo elétrico, eletrónico e potência em todas as aplicações onde se requer funcionamento dentro de uma gama de temperatura alargada, elevado grau IP, grande resistência mecânica e elétrica. Os conectores MS também se apresentam com vários tipos de acabamento e material, incluindo aço inox para os ambientes mais agressivos. Existem conectores com 2 sistemas de aperto, por rosca e baioneta, este último para uso em instalações sujeitas a elevada vibração. Numa instalação em que são usados vários circuitos com o mesmo tipo de conector – mesmo tamanho e igual número de polos, podem ser polarizados para evitar erros de ligação.
Existe uma grande diversidade de configurações de Pin-Out com contactos de soldar e de cravar para sinal e potência com correntes até 250 A. Também é possível o uso de contacto Terra com a função First In, Last Out. Acompanhando a evolução tecnológica, foram desenvolvidos módulos com várias dimensões de contactos, para sinal, potência, RJ45 e Fibra Ótica para os conectores MS. Com esta diversidade de módulos/contactos, existem mais de 230 000 configurações possíveis.
SAE – Sistemas de Automação e Energia, Ltd
Tel.: +351 224 956 496 · Fax: +351 224 956 496
[email protected] · www.novasae.com