Como posso ligar um motor elétrico a uma placa Arduino?

Como posso ligar um motor elétrico a uma placa Arduino?

Há muitas maneiras de ligar pequenos motores elétricos à placa Arduino e as mais populares e simples de todas…

Há muitas maneiras de ligar pequenos motores elétricos à placa Arduino e as mais populares e simples de todas passam por ligar o motor através de uma ponte H ou através de transístores. Ao ligar um motor elétrico à placa Arduino deve lembrar‑se de que a conexão não deve ser feita diretamente pois pode causar danos à plataforma de programação.

Porquê ligar motores elétricos à placa Arduino?

Incluir motores elétricos em circuitos criados e controlados com a placa Arduino abre muitas possibilidades diferentes. O objetivo básico de combinar motores é a capacidade de movimentar os elementos dos sistemas criados, veículos de construção e até mesmo robots. Graças à placa Arduino é possível controlar tanto o sentido de rotação do eixo do motor como a sua velocidade de rotação.

A conexão do motor à placa deve ser feita de forma indireta

A conexão direta da plataforma de programação com o motor não só cria o risco de interferência como pode causar danos à porta e mesmo a toda a placa de circuito impresso (PCB), e também limitar ao mínimo a capacidade de controlar o circuito criado desta forma. A placa Arduino pode fornecer 20 mA de corrente através de cada porta de saída, e um motor elétrico, mesmo o mais pequeno disponível no mercado, requer 10 a 1000 vezes mais para funcionar corretamente. Por isso é necessário conectar indiretamente o motor elétrico à placa Arduino através de uma placa controladora adequada que regulará a corrente que é transferida.

TME – Transfer Multisort Elektronik Sp. z o.o.
Tel.: +351 308 805 060 · Fax: +48 42 645 54 70
portugal@tme.eu · www.tme.eu

Para ler o artigo completo faça o download gratuito da revista “o electricista” nº68 Verifique o seu email após o download. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt

      Selecione as sua(s) área(s) de interesse

      Utilize a tecla Ctrl para selecionar mais que uma opção

    Outros artigos relacionados

    Translate »