Revista o electricista

Como a domótica pode ajudar na segurança das empresas?

Como a domótica pode ajudar na segurança das empresas?

Num contexto de globalização e inovação tecnológica em passos muito avançados, a domótica surge como um dos serviços que mais está a ser adotado pelas empresas.

A domótica é um dos serviços que mais crescem no mundo dos negócios.  Mas como fortalecer a segurança do seu negócio com esta tecnologia?

A domótica consiste na automatização das residências ou edifícios de qualquer natureza, prestando serviços como a gestão eficiente de energia, controlo de segurança ou entretenimento em geral. Estes sistemas estabelecem diferentes dispositivos interligados por através das redes de comunicação (com ou sem fios).

Num contexto de globalização e inovação tecnológica em passos muito avançados, a domótica surge como um dos serviços que mais está a ser adotado pelas empresas.

Assim, já existem milhares de empresas no mundo que se beneficiam, por exemplo, de sistemas de iluminação inteligente, que proporcionam grandes benefícios ao nível da poupança na eletricidade e afetam diretamente as finanças das empresas.

Mas não se trata apenas de luzes. A domótica também integra sistemas de aquecimento e ar condicionado, fechaduras inteligentes, circuitos fechados de videovigilância, alarmes e aparelhos do dia a dia, como frigoríficos, máquinas de café e centenas de outros dispositivos incluídos na chamada “Internet das Coisas“, que cada vez mais operam no campo da domótica, bastando para isso ter acesso à  internet em casa ou na empresa.

Quais soluções de segurança se criam a partir da domótica?

A automação residencial requer um investimento inicial em informatização e conexão de equipamentos, mas a longo prazo apresenta múltiplas vantagens, tanto na redução de custos como na redução do risco de crimes e acidentes. Por exemplo, em termos de segurança é possível:

  • A configuração de detetores de fumo que desativam automaticamente a corrente elétrica quando se deteta um incêndio;
  • Simular a presença habitual de pessoas em casa ou empresa, através de luzes e atividades, até mesmo quando as instalações estão vazias, com o objetivo de evitar a entrada de criminosos no espaço;
  • O controlo das câmaras de vigilância;
  • Monitorização da atividade das fechaduras dos edifícios.

Como é que a Domótica gera benefícios económicos?

Além da importância de reduzir os riscos de crimes e perdas decorrentes de acidentes, a domótica também tem a vantagem de registar as informações que gera sobre as práticas diárias realizadas pela empresa.

Com isto queremos dizer que, graças a esta tecnologia, as empresas podem ter o controlo sobre o mais pequeno detalhe da gestão para reconhecer com maior precisão tanto os pontos mais vulneráveis ​​da sua atividade como as fontes nas quais o uso dos recursos pode ser otimizado.

A maioria destes sistemas permite-nos obter estatísticas interessantes, como é o caso, por exemplo, da iluminação, onde podemos analisar quando é que determinadas luzes estiveram acesas, durante quanto tempo e quanto consumiram a nível energético. Essas vantagens permitem-nos desenvolver estratégias para melhorar o consumo.

A nível empresarial, os sistemas de acesso automatizado, como as smart lights, alarmes e videovigilância são os que mais interferem nas contas das empresas. São, na verdade, despesas mais baixas que, ao serem somadas, resultam em significativas reduções da conta de energia e maiores benefícios à atividade da empresa.

Porque devemos considerar a domótica para garantir a segurança da minha empresa?

Se está a pensar adicionar soluções de domótica na gestão da sua empresa, está convidado a mergulhar num imaginário onde poderá aceder ao estado das câmaras de vigilância do seu escritório a qualquer hora do dia, e em qualquer parte do mundo.

Além disso, também o desafiamos a supor que pode ligar ou desligar as luzes remotamente, registar, conhecer e acompanhar o comportamento das pessoas que visitam as suas instalações.

Todas estas ferramentas fornecem à empresa soluções de segurança que evitam o crime, bem como permitem a deteção precoce de furto ou roubo de propriedade.

Permite ainda reduzir custos decorrentes de acidentes como:

  • Inundações;
  • Incêndios;
  • Gases tóxicos;
  • Acidentes de pessoal;
  • Falhas elétricas.

É por isto, que hoje em dia são uma das tecnologias mais utilizadas a nível mundial. Existem ainda soluções que avisam automaticamente bombeiros ou ambulâncias em caso de acidente, reduzindo o número de falecimentos e perdas de materiais.

É importante entender que, em geral, os benefícios muitas vezes superam os riscos, mas não devem ser subestimados. A domótica está na moda, e o mercado foi inundado com dispositivos de baixa qualidade, altamente suscetíveis a ataques informáticos ou com erros na sua conceção, sendo considerados pouco confiáveis.

Conclusão

Os produtos adquiridos para a domótica devem ser de boa qualidade, fabricados por empresas de confiança, de acordo com os padrões de mercado e devem estar sujeitos a regulamentações e aprovações de entidades reconhecidas.

Selectra Portugal
www.selectra.pt

Translate »