Revista o electricista

CIRCUTOR lança Optim SVGm, novo sistema de compensação reativa combinada

CIRCUTOR lança Optim SVGm, novo sistema de compensação reativa combinada

O OPTIM SVGm da CIRCUTOR é um dispositivo combinado de compensação reativa que foi projetado para compensar a energia reativa indutiva e capacitiva da forma mais precisa e económica.

CIRCUTOR lançou o Optim SVGm, um novo sistema de compensação reativa que combina os benefícios da compensação tradicional através de condensadores e as vantagens da compensação ativa através da eletrónica de potência, apenas em equipamento. A combinação de ambas as tecnologias permite um ajuste mais preciso.

O OPTIM SVGm, um dispositivo combinado de compensação reativa, foi projetado para compensar a energia reativa indutiva e capacitiva da forma mais precisa e económica, evitando qualquer tipo de penalização. A solução compensa a potência reativa indutiva usando capacitores e apenas ajusta, kVAR a kVAR, da maneira mais precisa usando eletrónica de potência. Em termos de tamanho, ocupa muito menos espaço do que um banco tradicional de capacitores. Além disso, incorpora compensação ativa na sua estrutura, evitando a instalação de equipamentos adicionais de compensação, o que permite reduzir ao mínimo o seu tamanho. A manutenção do módulo SVGm é mínima, pois o funcionamento da eletrónica de potência não necessita de componentes mecânicos para o seu funcionamento. Da mesma forma, a sua estrutura modular facilita a revisão, manutenção e substituição de capacitores e reatâncias de forma confortável, simples e rápida pela frente do equipamento. Os dispositivos OPTIM SVGm possuem uma porta Ethernet na parte frontal para um fácil acesso aos dados. Assim, os utilizadores podem configurá-lo, monitorizá-lo e supervisioná-lo a partir de qualquer navegador web e utilizando qualquer suporte, seja PC, tablet ou celular. Além disso, incorpora um datalogger para registar alarmes e armazenar leituras de parâmetros elétricos básicos.

A compensação ajuda a otimizar a qualidade do consumo e a eficiência energética das instalações porque reduz a corrente circulante e, consequentemente, as penalidades, cada vez mais restritivas. Será também necessário garantir que o equipamento não sobrecompensa ou compensa diretamente as cargas de natureza capacitiva, para evitar penalizações pelo consumo de energia reativa capacitiva. Por tudo isto, o Optim SVGm apresenta-se como a equipa ideal.

CIRCUTOR, S.A.
Tlm.: +351 912 382 971 · Fax: +351 226 181 072
www.circutor.com