Revista o electricista

Casquilhos de fricção sem manutenção para eixos de roda e articulações de chassis

Casquilhos de fricção sem manutenção para eixos de roda e articulações de chassis

A Schaeffler apresentou na bauma 2025 os novos casquilhos de fricção livres de manutenção com funcionamento a seco Casquilhos de fricção sem manutenção para eixos de roda e articulações de chassis. Venha conhecer esta inovação!

Nas máquinas de construção, os rolamentos são utilizados, por exemplo como rolamentos para eixos de roda e articulações de chassis. Estes rolamentos, sujeitos a forças elevadas e a grandes cargas de impacto, caraterizam-se sobretudo pelos seus movimentos basculantes a baixas velocidades. Sob tais condições de funcionamento, pode ocorrer o efeito de Brinell falso nos rolamentos, isto é, um fenómeno de desgaste causado pela falta de lubrificação no contacto de rolamento. Até agora a utilização de casquilhos de fricção tinha falhado muitas vezes devido aos elevados níveis de desgaste e aos intervalos de relubrificação demasiado curtos.

 Na bauma 2025, realizada em Munique, na Alemanha, a Schaeffler apresentou um novo conceito para a substituição, um por um, de rolamentos de rolos cónicos montados em eixos de roda e em articulações de chassis por casquilhos de fricção livres de manutenção com funcionamento a seco. Estes rolamentos patenteados incorporam a camada deslizante Elgoglide de alto desempenho. O Elgoglide é mesmo capaz de resistir pressões superficiais altamente dinâmicas até 300 N/mm2. Os testes de resistência realizados em condições realistas com os novos casquilhos de fricção revelaram um nível de desgaste muito baixo. Assim é muito fácil atingir o tempo de vida útil exigido pelos fabricantes de máquinas de construção. Com a pré-carga adequada do rolamento, é possível evitar o desgaste próprio da fase de rodagem dos rolamentos Elgoglide, em que as partículas sólidas de lubrificante são transferidas da camada deslizante para a superfície de contacto metálica. Após a fase de rodagem, os rolamentos funcionam sem folgas e com um binário de fricção muito baixo.

Timo Linkert, do Departamento de Application Engineering da Schaeffler, explicou que “há um grande potencial para a montagem dos nossos rolamentos Elgoglide em eixos e suspensões de roda, uma vez que tais componentes são utilizados principalmente para movimentos basculantes, para os quais os rolamentos Elgoglide têm demonstrado uma notável competência, mesmo sob cargas mecânicas elevadas. Além disso, a estrutura da camada deslizante Elgoglide é capaz de absorver perfeitamente as cargas de impacto”. Por outro lado, estes casquilhos de fricção da Schaeffler funcionam a seco e, por conseguinte, não precisam de relubrificação periódica ou de quantidades consideráveis de massa lubrificante, o que, por sua vez, protege o ambiente, pois não há massa lubrificante que possa ser derramada no chão. As dimensões externas dos rolamentos apresentados na feira bauma são idênticas às dos rolamentos de rolos cónicos, o que facilita notadamente os testes realizados com componentes de série e a atualização da série atual. De forma geral, estes rolamentos são desenvolvidos em estreita colaboração entre os engenheiros da Schaeffler e os engenheiros do cliente.

Schaeffler Iberia, S.L.U.
Tel.: +34 934 803 410 · Fax: +34 933 729 250
marketing.pt@schaeffler.com · www.schaeffler.pt
www.facebook.com/SchaefflerGroup/
www.linkedin.com/company/schaeffler/