O Problema
O pedido chegou-nos de uma estação depuradora para que a aconselhássemos sobre o modo de eliminar as altas concentrações de metano e ácido sulfídrico que se geram no processo de depuração.
Dados a ter em conta
A estação é formada por dois pisos: o piso inferior, denominada “Sala de Bombagem“, comunica com o piso superior através de uma escada e com o exterior através de uma correia transportadora de lamas. Este piso tem as dimensões de 4 x 5,5 x 2,7 m. O piso superior, denominado “Sala de desidratação“, tem as dimensões de 10,5 x 5,5 x 4,5 m. No alçado virado a Sul há uma porta de fole de 2,40 m e outra mais pequena com 0,70 m de largura, as quais estão habitualmente abertas.
No alçado voltado a Este há uma abertura por onde entra a correia transportadora de lamas. Há ainda diversas janelas que normalmente estão abertas. Finalmente, no alçado Oeste, há mais janelas que também costumam estar abertas.
Determinação das necessidades
Sala de Bombagem
Dadas as dificuldades com que nos deparámos para extrair os gases para o exterior devido à falta de aberturas, ventilaremos a sala com o recurso a sobrepressão com o objetivo de impulsionar os gases até ao piso superior. Uma vez que não existe regulamentação para este tipo de instalações calculámos 20 renovações/hora para que a mistura de gases e ar seja muito diluída, pelo que as necessidades de ventilação serão:
Q = (4 x 5,5 x 2,7) x 20 = 1200 m³/h
Texto cedido por S & P Portugal, Unipessoal, Lda.
Para ler o artigo completo faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link de download da revista “o electricista” nº50. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt
Outros artigos relacionados
- Artigo “ventilação da humidade” da edição 73 da revista “o electricista”;
- Artigo “ventilação centralizada” da edição 72 da revista “o electricista”;
- Artigo “a ventilação” da edição 71 da revista “o electricista”;
- Artigo “casos práticos de ventilação: captação de fumos em postos de soldadura” da edição 52 da revista “o electricista”;
- Artigo “Extração de vapores de cozedura” da edição 49 da revista “o electricista”;