Extração de fumos e cheiros numa loja de hambúrgueres

Extração de fumos e cheiros numa loja de hambúrgueres

Casos práticos de ventilação

O Problema

Uma das mais importantes cadeias norte-americanas de hambúrgueres preparava-se para inaugurar mais uma loja e a empresa responsável pelas obras solicitou a nossa colaboração para os cálculos das necessidades de ventilação tanto da cozinha como das casas de banho.

Dados a ter em consideração na loja de hambúrgueres

Cozinha

A cozinha está equipada com duas chaminés sob as quais estão instalados um forno e uma fritadeira. As especificações da concessão indicam que são necessários caudais de ventilação de 100 a 900 m3/min respeticamente.

Condutas

A conduta de evacuação dos fumos do forno terá um comprimento de 8m e preveem-se quatro ângulos a 90º. A conduta para evacuação dos fumos da fritadeira terá um comprimento de 6m e preveem-se quatro ângulos a 90º.

Casa de banho

O local dispõe de uma casa de banho para homens, outra para senhoras, um vestuário para homens e outro para senhoras, pretendendo-se que cada um destes espaços tenha um sistema independente de ventilação, apesar de todos convergirem para a mesma conduta geral.

Dimensões

  • Casa de banho das senhoras: 8m2 x 3m de altura;
  • Casa de banho dos homens: 7m2 x 3m de altura;
  • Vestuário das senhoras: 10m2 x 3m de altura;
  • Vestuário dos homens: 10m2 x 3m de altura;

Texto cedido por S & P Portugal, Unipessoal, Lda.

Para ler o artigo completo faça o download gratuito da revista “o electricista” nº48. Verifique o seu email após o download. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt

      Selecione as sua(s) área(s) de interesse

      Utilize a tecla Ctrl para selecionar mais que uma opção

    Outros artigos relacionados

    Translate »