O PROBLEMA
Uma empresa dedicada a carpintaria metálica tem uma zona na sua nave de produção onde se realiza um processo de soldadura com quatro pontos críticos: um posto de soldadura automática e 3 postos de soldadura manual. Foi-nos pedido que projetássemos um sistema de extração dos fumos e gases que se produzem neste local e que se evite a sua dispersão por toda a nave. Este sistema deverá funcionar de modo a não afetar os operários que estão a soldar no respetivo posto de trabalho.
Dados a ter em conta
A nossa proposta contempla a construção de uma chaminé suspensa sobre o posto de soldadura automática e 3 chaminés específicas para as bancadas de soldadura manual.
A chaminé suspensa terá as dimensões de 0,58 × 0,58 m estando condicionada pela operação que se realiza nesse local. Por necessidade do processo, a distância entre o bordo da chaminé e a área de soldadura é de 1 m.
As bancadas de soldadura serão construídas de acordo com o esquema da Figura 1 e com o objetivo de captar os gases gerados na combustão, no ponto em que são produzidos, de modo a que o operário não tenha de respirar estes gases nocivos.
Q = 0,54 m3/s/m comprimento da mesa
Comprimento da chaminé = o necessário para realizar a operação
Largura da mesa = 600 mm no máximo
Velocidade na conduta = 5 – 15 m/s
Perda na entrada = 1, 78 PD grelha + 0,25 PD conduta
O comprimento destas bancadas será de 1 m e a largura de 0,60 m. Tal como se explica na Figura, para que não ocorra uma fuga de gases, a velocidade de captação deverá ser de 5 m/s pelo que cada uma das grelhas de aspiração terá 53 mm de altura.
Texto cedido por S & P Portugal, Unipessoal, Lda.
Para ler o artigo completo faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link de download da revista “o electricista” nº52. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt
Outros artigos relacionados
- Artigo “ventilação da humidade” da edição 73 da revista “o electricista”;
- Artigo “ventilação centralizada” da edição 72 da revista “o electricista”;
- Artigo “Extração de vapores de cozedura – estação depuradora” da edição 50 da revista “o electricista”;
- Artigo “Extração de fumos e cheiros numa loja de hambúrgueres” da edição 48 da revista “o electricista”;
- Artigo “Extração de vapores de cozedura” da edição 49 da revista “o electricista”;